Com gols de Pirlo e Balotelli, Itália vence México e "ganha" Maracanã


A Itália estreou na Copa das Confederações com o pé direito. No Maracanã, a equipe derrotou o México por 2 a 1 em sua primeira partida pelo Grupo A, contando com gols de Andrea Pirlo e Mario Balotelli, que foram bastante aplaudidos pela torcida carioca. O resultado é fundamental para as pretensões de classificação para os italianos, já que teoricamente disputam o primeiro lugar da chave com o Brasil.

O técnico Cesare Prandelli fez o esperado e escalou a Itália somente com Balotelli no ataque, reforçando o meio-campo e o setor criativo. No primeiro tempo, a equipe esbarrou na jornada pouco inspirada de Giaccherini e Marchisio. Já os mexicanos confiaram em Giovanni dos Santos e Chicharito Hernández para o setor ofensivo.

Na próxima partida, a Itália tenta encaminhar a vaga contra o Japão, que foi derrotado pela Seleção Brasileira.

A partida teve um início bastante movimentado, em que as equipes arriscavam chutes de fora da área para testar os goleiros adversários. Pelo lado italiano, Balotelli era quem mais tentava, mas sem a melhor mira. Aos 10min, Guardado tentou o arremate e acertou o travessão italiano.

​Acertar o alvo não foi problema para Pirlo, que fez o 100º jogo por sua seleção. Aos 27min, o meio-campista cobrou falta da entrada da área e acertou o ângulo direito de Corona, que recuou os braços em vez de tentar espalmar. A vantagem italiana, entretanto, não durou muito tempo. Aos 32min, Barzagli vacilou e derrubou Giovanni dos Santos na área. Chicharito foi para a cobrança e chutou firme no canto esquerdo.

Depois do intervalo, a Itália tomou o controle do jogo e foi mais ao ataque. A defesa do México, entretanto, se postava bem e dava poucos espaços. Pirlo teve chance de ampliar em cobrança de falta aos 8min, em que a bola bateu na barreira e, no rebote, Montolivo chutou em cima de Corona. Pouco depois, o meio-campista bateu nova falta que passou perto da trave esquerda.

Famosa pela defesa, a seleção italiana enfrentava problemas neste setor, cometendo erros que davam ao México a chance de ampliar. Aos 24min, Guardado alçou na área e Flores subiu sozinho, mas cabeceou para fora.

Quando a marcação mexicana deu espaço, entretanto, a Itália não perdoou. Aos 33min, Balotelli recebeu bola de Giaccherini e tocou na saída de Corona para marcar. O gol do centroavante garantiu a partida para os europeus, que passaram a jogar com mais calma. Deu tempo até para Prandelli substituir Balotelli por Gilardino, para que o atacante saísse ovacionado pelo Maracanã lotado.