Nadal massacra Federer e conquista sétimo título em Roma


Rafael Nadal não deu chances a Roger Federer na final do Masters 1000 de Roma. Com o placar de 6/1 e 6/3, o espanhol massacrou o rival suíço e chegou ao sétimo título na competição italiana, o segundo consecutivo.

Nadal não teve muito trabalho para conseguir a vitória, que veio em uma hora e oito minutos. Precipitado na maioria das ocasiões, Federer cometeu 32 erros não forçados, contra oito do espanhol. Na comparação das bolas vencedoras (winners), o suíço teve uma vantagem pequena: 15 a 12.

Com o resultado, o espanhol garantiu o retorno à quarta posição do ranking mundial. A partir da próxima segunda-feira, ele ultrapassará o compatriota David Ferrer, tendo teoricamente uma chave mais favorável para Roland Garros. O Grand Slam do saibro, em que Nadal já triunfou oito vezes, começa em 26 de maio.

Computando apenas os resultados desta temporada, Nadal é o jogador que mais somou pontos. Desde que interrompeu um período de sete meses afastado das quadras para se recuperar de uma lesão no joelho esquerdo, ele coleciona oito torneios e oito finais, com seis títulos.

Diante de Federer, o espanhol aumentou a supremacia no confronto direto, colecionando a 20ª vitória em 30 confrontos. No piso de saibro como o de Roma, a vantagem é ainda maior, com 13 êxitos contra dois. Há empate por 6 a 6 em duelos na quadra dura e placar favorável de 2 a 1 a Federer sobre a grama.

Sem se sentir confortável no jogo, Federer escapou de um placar ainda mais acachapante. Nadal chegou a sacar para conquistar o título com 5/1 no segundo set, mas neste momento sofreu sua única quebra de saque em toda a partida. O suíço confirmou o serviço na sequência, mas o espanhol venceu o game seguinte de zero. No match point, pôde comemorar o 56º título na carreira ao encaixar um saque no corpo do adversário, que devolveu a bola para fora.