Ronaldinho encerra "zica", Atlético-MG bate Strongest e dispara

Ronaldinho comandou a vitória do Atlético-MG, no encerramento da terceira rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores da América. Na Arena Independência, o camisa 10 brilhou, deu assistência e encerrou a sina recente de pênaltis perdidos, marcando um gol e ajudando o time alvinegro a vencer o boliviano Strongest por 2 a 1 e a disparar na primeira posição da chave.

Confortável atuando em casa diante de um time com menos qualidade técnica, o Atlético-MG pressionou bastante no primeiro tempo, mas não conseguiu abrir o marcador – especialmente por conta da boa atuação do goleiro Vaca. A melhor oportunidade mineira foi aos 17min, quando Ronaldinho, de costas, levantou para Jô cabecear livre. O arqueiro boliviano, porém, se atirou na frente do atacante rival e conseguiu um desvio providencial.

No segundo tempo o grito de gol voltou a ficar engasgado na garganta atleticana aos 10min, quando Diego Tardelli abriu para Bernard desviar e a bola caprichosamente bater na trave e passar na frente do gol aos 10min. Um minuto depois, porém, Ronaldinho fez jogada pela esquerda e levantou na área; a zaga do Strongest desviou mal e Jô se esticou para desviar por baixo de Vaca.

Ronaldinho, bastante acionado e igualmente perseguido pela marcação boliviana, voltou a aparecer com destaque aos 27min. Cercado por dois marcadores, ele ludibriou a marcação e fez um lançamento em profundidade para o lateral Marcos Rocha, que invadiu a área e foi derrubado por Torrico. O árbitro sinalizou pênalti, que o camisa 10 bateu bem, rasteiro, sem permitir a defesa para Vaca – que até acertou o canto.

O gol de pênalti nesta quinta colocou fim a uma sequência incômoda de Ronaldinho nos últimos meses: ele havia perdido as últimas três cobranças realizadas – uma no clássico contra o Cruzeiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2012; outra na vitória por 5 a 2 sobre o Arsenal de Sarandí, pela Libertadores, e mais uma pela Seleção Brasileira, na derrota por 2 a 1 para a Inglaterra, em Londres. Nos acréscimos do segundo tempo, o Strongest descontou com Melgar.

Com aproveitamento de 100% na fase de grupos da Libertadores, o Atlético-MG alcançou nesta quarta-feira os nove pontos ganhos e se desgarrou dos demais rivais no Grupo 3. O São Paulo, que também nesta quinta empatou no Pacaembu com o Arsenal de Sarandí por 1 a 1, aparece no segundo lugar com quatro. Os argentinos ocupam o terceiro lugar, com três, enquanto os bolivianos estão zerados.

Atlético-MG e The Strongest voltarão a se enfrentar na semana que vem, na altitude de La Paz, capital boliviana. O confronto no Estádio Hernando Siles, a mais de 3,6 mil m acima do nível do mar, está marcado para as 22h (de Brasília) da próxima quarta-feira.