Palmeiras leva sufoco, vacila pelo alto e perde do Libertad


O Palmeiras não conseguiu manter a boa sequência de resultados positivos na temporada e sofreu nesta quinta-feira sua primeira derrota na Copa Libertadores da América. Fora de casa, a equipe de Gilson Kleina não ofereceu resistência ao paraguaio Libertad, sofreu dois gols de cabeça e acabou derrotado por 2 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo 2 do torneio sul-americano.

Pressionado desde o início do jogo, o Palmeiras viu o Libertad abrir o placar com 11min: Núñez recebeu lançamento nas costas de Marcelo Oliveira e colocou na área. Velázquez foi mais veloz que a zaga brasileira e, livre, cabeceou para o fundo do gol de Fernando Prass.

O time de Kleina não esboçava reação, tinha problemas em articular jogadas defensivas e sofria com a pressão dos paraguaios, confortáveis no modesto Estádio Nicolás Leoz. O Libertad ainda chegou a marcar o segundo gol aos 31min, com Velázquez desviando de letra – o lance, porém, foi invalidado, com a arbitragem alegando posição irregular do ataque.

O Palmeiras, então, passou a oferecer um mínimo de perigo ao Libertad e criou duas boas jogadas: aos 32min, com um chute colocado de Vinícius que o goleiro Rodrigo Muñoz precisou se esticar para defender, e aos 45min, quando Wesley recebeu de Souza e carimbou a trave.

No segundo tempo, contudo, a equipe paraguaia voltou melhor e ampliou a vantagem novamente pelo alto: quando o zagueiro Henrique refazia um curativo no nariz fora de campo (ele havia recebido um golpe no rosto minutos antes, em lance ignorado pelo árbitro venezuelano Juan Soto), Benítez apareceu livre na área para escorar para o gol um cruzamento de Samudio na segunda trave.

O resultado deixou o Libertad isolado na ponta do Grupo 3, com seis pontos ganhos em dois jogos. O Palmeiras, por sua vez, terminou a segunda rodada no terceiro posto – com os mesmos três pontos do Sporting Cristal, vice-líder, mas com dois gols a menos de saldo que o time peruano, que também nesta quinta venceu o Tigre, da Argentina por 2 a 0.

O Grupo 2 terá sua terceira rodada na próxima semana, e o Palmeiras novamente atuará fora de casa: irá à Argentina pegar o Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires. Já o Libertad seguirá em Assunção para recepcionar o Sporting Cristal no Nicolás Leoz. As duas partidas estão marcadas para as 19h45 (de Brasília).