Boca Juniors supera Barcelona-EQU fora de casa e assume vice-liderança

O estádio lotado e o ímpeto ofensivo do Barcelona de Guayaquil não foram suficientes para derrubar o poderoso Boca Juniors. Em equilibrada partida disputada na noite desta quarta-feira, o time argentino fez 2 a 1 sobre os equatorianos - gols de Martínez e Perez, com Mina descontando de pênalti.

Com o resultado, o Boca pulou para a vice-liderança do Grupo 1 da Taça Libertadores, com três pontos, à frente do Toluca, do México, por saldo de gols. O Nacional, do Uruguai, lidera, com quatro, e o Barcelona está em último, com apenas um empate na conta. Na próxima rodada, o Boca encara o Nacional, e o Toluca recebe o laterna. Ambos os jogos serão na quinta-feira.

A equipe da casa colocou o rival em dificuldade desde o início com pressão, mas poucas oportunidades foram criadas. As melhores vieram em uma falta na meia-lua, que foi batida para fora, e um gol bem anulado pelo árbitro brasileiro Leandro Vuaden. Mina carregou a bola com o braço para passar por Orión e recebeu cartão amarelo após concluir.

Logo depois, aos 40 minutos, Martines recebeu de Viatri na área, tocou na saída do goleiro Banguera e errou o alvo por centímetros. Perigoso nos contragolpes, o Boca terminou a etapa melhor em campo, reduzindo a animação equatoriana, que já não demonstrava tanta força.

Na volta do intervalo, os xeneize cresceram de vez e logo abriram o placar com Martinez, aproveitando desvio de cabeça no escanteio. Em seguida, sem tempo para o Barcelona assimilar o golpe, o zagueiro Perez marcou o segundo gol, aos 17 do segundo tempo.

Com duas substituições, o técnico Gustavo Costas tentou correr atrás do prejuízo, mas seus comandados já atacavam desorganizadamente, e o Boca sabia como se defender e ainda criou chances para transformar a vitória em goleada. No fim, Clemente Rodriguez derrubou Reasco na área, e Mina bateu o pênalti com força, aos 47, para diminuir para 2 a 1.

Iquique passa pelo Emelec

Em outra partida no mesmo horário, pelo Grupo 4, o Deportes Iquique, do Chile, derrotou Emelec, do Equador, em casa, por 2 a 0, gols de Ereos e Villalobos no primeiro tempo. A vitória manteve o clube na última posição, no entanto. O Emelec é o terceiro, com os mesmos três pontos, e Vélez Sarsfield, da Argentina, e Peñarol, do Uruguai, lideram com seis.