Jogadores filhos de ex-craques. Será que o futebol está mesmo no DNA?

A paixão por um ofício passa de geração a geração. Por isso, é normal os pais influenciarem seus filhos nessas escolhas, e se sentirem orgulhosos quando os mesmos adotam suas profissões.

Entre os filhos de ex-atletas então, não é diferente. A admiração pelo pai, e pelo esporte, são tão intensas que as vezes os rebentos acabam seguindo o mesmo caminho.

Mas será, que no caso do futebol, ser "bom de bola" é um fator genético? Como fazer para obter êxito na carreira, e administrar as cobranças por ser filho de um ex-jogador?

Sucessos e fracassos dos filhos de boleiros:

Muitos filhos de ex-craques brilharam nos gramados. Basta lembrar de Ademir da Guia e Djalminha, que herdaram o enorme talento dos pais, o "Divino" Domingos da Guia e Djalma Dias.


Alexandre Torres não teve a mesma projeção do pai, mas foi bom zagueiro, e fez jus ao sobrenome do "capitão do tri" Carlos Alberto Torres. Richarlyson e Alecssandro seguiram os passos do folclórico Lela, ex-atacante do Coxa.


E até Edinho, filho de Pelé, se aventurou como goleiro atuando pelo Santos, na década de 1990. Justamente na posição que o Rei do Futebol mais maltratou seus adversários.


Atualmente, qual deles é o mais promissor?


Esse fenômeno acontece também na atual geração. Os filhos de Mazinho, Thiago e Rafael Alcântara, são cases de sucesso no Barcelona, sendo que o primeiro até optou pela cidadania espanhola, ao contrário do irmão.

Além deles, Mattheus e Renan, filhos de Bebeto e Donizete "Pantera", demonstram qualidade na base, e caminham para o profissional no Flamengo. Rivaldinho tenta a sorte no Timão, e Romarinho atuará no Brasiliense, depois de sair do Vasco.

Alguns não tiveram tanta sorte. Thiago Coimbra, o filho de Zico, nunca vingou. Assim como Felipe Adão e Joãozinho, filhos dos ex-atacantes Cláudio Adão e Joãozinho, ex-Cruzeiro.

Mas o caso mais curioso é o de Fábio Braga. Além de ser questionado pela torcida do Flu, pela pouca técnica, ele também sofre por ser filho do técnico Abel Braga.

Dos jogadores, filhos de ex-atletas, qual foi o melhor e o pior que você já viu? Opine!

Texto extraído do blog No mundo da bola de Claúdio Duque.