Jogadores filhos de ex-craques. Será que o futebol está mesmo no DNA?

A paixão por um ofício passa de geração a geração. Por isso, é normal os pais influenciarem seus filhos nessas escolhas, e se sentirem orgulhosos quando os mesmos adotam suas profissões.

Entre os filhos de ex-atletas então, não é diferente. A admiração pelo pai, e pelo esporte, são tão intensas que as vezes os rebentos acabam seguindo o mesmo caminho.

Mas será, que no caso do futebol, ser "bom de bola" é um fator genético? Como fazer para obter êxito na carreira, e administrar as cobranças por ser filho de um ex-jogador?

Sucessos e fracassos dos filhos de boleiros:

Muitos filhos de ex-craques brilharam nos gramados. Basta lembrar de Ademir da Guia e Djalminha, que herdaram o enorme talento dos pais, o "Divino" Domingos da Guia e Djalma Dias.


Alexandre Torres não teve a mesma projeção do pai, mas foi bom zagueiro, e fez jus ao sobrenome do "capitão do tri" Carlos Alberto Torres. Richarlyson e Alecssandro seguiram os passos do folclórico Lela, ex-atacante do Coxa.


E até Edinho, filho de Pelé, se aventurou como goleiro atuando pelo Santos, na década de 1990. Justamente na posição que o Rei do Futebol mais maltratou seus adversários.


Atualmente, qual deles é o mais promissor?


Esse fenômeno acontece também na atual geração. Os filhos de Mazinho, Thiago e Rafael Alcântara, são cases de sucesso no Barcelona, sendo que o primeiro até optou pela cidadania espanhola, ao contrário do irmão.

Além deles, Mattheus e Renan, filhos de Bebeto e Donizete "Pantera", demonstram qualidade na base, e caminham para o profissional no Flamengo. Rivaldinho tenta a sorte no Timão, e Romarinho atuará no Brasiliense, depois de sair do Vasco.

Alguns não tiveram tanta sorte. Thiago Coimbra, o filho de Zico, nunca vingou. Assim como Felipe Adão e Joãozinho, filhos dos ex-atacantes Cláudio Adão e Joãozinho, ex-Cruzeiro.

Mas o caso mais curioso é o de Fábio Braga. Além de ser questionado pela torcida do Flu, pela pouca técnica, ele também sofre por ser filho do técnico Abel Braga.

Dos jogadores, filhos de ex-atletas, qual foi o melhor e o pior que você já viu? Opine!

Texto extraído do blog No mundo da bola de Claúdio Duque.

Comentários (1)

Carregando... Logando...
  • Logado como
I think yes! But the most important thing is we have to develop it! Unless properly trained and motivated, such talents would remain hidden inside us! so even with that talent we can’t bring ourselves up to that level of our ancestors!
visit this site

Postar um novo comentário

Comments by