Polônia segura Rússia, arranca empate e mantém sonho de vaga


Em um jogo aberto, em que as duas equipes buscaram o gol a todo momento, Polônia e Rússia empataram por 1 a 1, nesta terça-feira, pela fechamento da segunda rodada do Grupo A da Eurocopa, no Estádio Nacional de Varsóvia. De cabeça, Dzagoev abriu o marcador aos 36min do primeiro tempo e assumiu a artilharia da competição com três gols. O empate aconteceu aos 12min com um golaço de Blaszczykowzki.

A partida na capital polonesa foi movimentada no primeiro tempo, com os donos da casa mais perigosos, mesmo com a maior posse de bola do adversário. E em um lance de bola parada, a Rússia abriu o marcador com Dzagoev. O meia se movimentou bem na área após falta cobrada por Arshavin e cabeceou de costas para o fundo das redes do gol defendido por Tyton.

Com os poloneses em busca do empate, o segundo tempo foi ainda mais eletrizante. E Blaszczykowski igualou o placar em um golaço aos 12min. O jogador recebeu passe de Obraniak, cortou para o meio e finalizou de esquerda para acertar o ângulo e marcar um golaço em Varsóvia.

O resultado é bom para as duas equipes, que agora dependem apenas de si para avançar às quartas de final da Eurocopa. Segundos colocados com dois pontos em duas partidas, os poloneses continuam sem vencer na competição, mas dependem apenas de uma vitória sobre a República Checa no sábado, em Wroclaw. Os checos derrotaram a Grécia por 2 a 1 e assumiram a segunda posição com três pontos.

Também no sábado, a seleção russa precisa de um novo empate contra a Grécia no sábado, no mesmo Estádio Nacional de Varsóvia, para continuar na competição. Porém, os comandados de Dick Advocaat somam quatro pontos e precisam de uma vitória para confirmar a primeira posição do Grupo A sem depender do resultado entre Polônia e República Checa.

Os russos completaram com o empate nesta terça-feira 16 partidas de invencibilidade, terceira sequência invicta sem perder entre as seleções. A última derrota foi em um amistoso contra a seleção do Irã no dia 9 de fevereiro de 2011 por 1 a 0. A Polônia não sabe o que é um revés a oito partidas e contabilizando os últimos 14 confrontos, perdeu apenas um, para a forte Itália.

O jogo

Depois do tropeço na abertura da Eurocopa contra a Grécia, a seleção polonesa começou a partida no Estádio Nacional de Varsóvia em busca de um primeiro gol cedo. Aos 6min, Obraniak cobrou falta pelo lado direito do ataque, a bola passou por quase todos os jogadores na área, mas não por Boenisch.

Desequilibrado, o lateral esquerdo desviou e o goleiro Malafeev fez ótima defesa ao defender com o joelho. Na cobrança de escanteio, Lewandowski ganhou no alto e cabeceou para defesa do camisa 16 russo.

Com troca de passes rápidos, os jogadores da casa conseguiram encontrar espaços na defesa adversária e, quando os russos se fechavam, tentavam arriscar para o gol fora da área. Aos 10min, Lewandowski recebeu passe no lado direito do ataque de Dudka e arriscou de fora da área. O chute forte pegou muito efeito e saiu à direita do gol defendido por Malafeev. Os poloneses ainda conseguiram envolver a zaga adversária e Polanski marcou um belo gol após jogada coletiva, mas que foi bem anulado pelo assistente alemão Jan Hendrik Salver.

Com toque de bola, a Rússia conseguiu segurar a pressão polonesa e aos poucos passou a ditar o ritmo da partida, tanto que chegou aos 35min já detinha 58% da posse de bola. E no minuto seguinte, Arshavin cobrou falta pelo lado esquerdo, Dzagoev fugiu bem da marcação do lateral Piszczek e se posicionou bem para desviar de costas sem chances de reação do goleiro Tyton para abrir o marcador em Varsóvia. É o terceiro gol do meia russo, que se isolou na artilharia da Eurocopa.

O jogo, que já foi bom nos primeiros quarenta e cinco minutos, ficou aberto e imprevisível na etapa final. Com menos de um minuto, Lewandowski recebeu lançamento de Polanki nas costas da zaga, fintou o goleiro Malafeev, que se recuperou, fechou o canto e desarmou o centroavante polonês. O camisa 16 da Rússia voltou a aparecer bem aos 4min, quando se antecipou a um lançamento para Lewandowski e cortou o lance com as mãos.

Apesar de a Polônia conseguir finalizar a gol no começo do segundo tempo, a partida estava equilibrada. Os russos até chegavam com mais perigo, mas erravam sempre o último passe. E em jogada individual de Blazscykowski, os donos da casa marcaram um golaço e empataram a partida. Aos 12min, o meia que joga aberto pela direita recebeu passe de Obraniak, cortou pelo meio e finalizou forte de esquerda e a bola acertou o ângulo.

Empolgada pelo gol, a seleção polonesa se lançou definitivamente em busca do gol da vitória e abriu ainda mais espaços para o adversário, que esteve perto de voltar a liderar o marcador. Aos 22min, Dzagoev tabelou com Kerzhakov, recebeu na cara do gol e finalizou fraco para defesa de Tyton. A resposta veio no minuto seguinte. Polanski recebeu passe de Obraniak e finalizou cruzado à queima-roupa para defesa de Malafeev.

Dudka, que ganhou a vaga de Rybus para arrumar o sistema de marcação no meio-campo na partida desta terça-feira, foi substituído por Mierzejewski. Clara tentativa do técnico Franciszek Smuda buscar o triunfo no quarto final da partida. Se a Polônia saia em busca da vitória, Dick Advocaat sacou Kerzhakov da equipe após mais uma partida abaixo do esperado. O centroavante tentou três finalizações e errou todas. Em seu lugar entrou Pavlyuchenko. Porém, o resultado permaneceu e o jogo terminou 1 a 1.