Corinthians cala Vila com golaço, vence Santos e se aproxima de final

Corinthians cala Vila com golaço, vence Santos e se aproxima de final, Santos 0 x 1 Corinthians pela Semi-final da Libertadores
O Corinthians já vislumbra como mais próximo o sonho de chegar a inédita final da Copa Libertadores da América. O desejo foi solidificado por um golaço de Emerson, que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Santos nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo primeiro jogo da semifinal da competição sul-americana diante de pouco mais de 14 mil espectadores. O time se superou diante da pressão - devido a expulsão do próprio Emerson aos 31min do segundo tempo - e "apagão" de cerca de 18 minutos no fim do confronto, ocasionado pela queda de luz no estádio.

Agora, com o resultado, o clube do Parque São Jorge pode até empatar para confirmar a primeira final na competição continental. Ao Santos, resta vencer por dois gols de diferença ou por um, desde que com placares a partir de 2 a 1. Uma vitória simples santista leva o confronto aos pênaltis. O jogo será disputado na próxima quarta, dia 20, no Pacaembu.

Ganso volta, mas Santos sucumbe a domínio corintiano

A confirmação do retorno de Paulo Henrique Ganso passou a falsa impressão de que seria a injeção de ânimo para um começo avassalador do Santos. Passivos, os comandados de Muricy Ramalho praticamente observavam os dez primeiros minutos de domínio rival, enquanto abusavam dos erros e da falta de criatividade.

Sem opções, o Santos passou a abusar dos passes curtos e lançamentos, todos bem controlados pelo goleiro Cássio. O Corinthians, mais incisivo, chegou primeiro, aos 9min, com Jorge Henrique. O corintiano não finalizou, mas recebeu sozinho, próximo a Rafael. A finalização foi travada por Juan.

A recompensa do Corinthians viria aos 27min, em jogada paciente, iniciada ainda no campo de defesa, que ganhou projeção no passe de Alex para Paulinho no meio. O volante, motor do time, carregou a bola com velocidade e passou para Emerson. O corintiano dominou e bateu alto, no ângulo oposto de Rafael. Vila calada. Corinthians 1 a 0.

Atrás no placar, o Santos tentava criar, mas esbarrava, principalmente, na morosidade do meio-campo. Neymar buscava jogadas individuais e Ganso tinha dificuldades para criar. A torcida, por sua vez, perdia a paciência. A principal e quase solitária chance no primeiro tempo saiu em jogada em velocidade pela esquerda. Juan cruzou rasteiro para trás, mas Elano finalizou mal aos 42min.

Muricy recorre a Borges, Santos melhora, mas Corinthians se segura

Insatisfeito com a apatia santista, Muricy resolveu mudar já no intervalo. O técnico recorreu a Borges, artilheiro do último Campeonato Brasileiro, na vaga de Elano. A modificação surtiu efeito nos primeiros minutos, com uma "blitz" santista ao gol de Cássio. Borges bateu a primeira a gol já aos 4min.

Mais alicerçado, Neymar passou a aparecer aberto pela esquerda. O gol de empate quase saiu um minuto depois da finalização do camisa 9, em sobra perdida pelo zagueiro Durval dentro da área. A jogada foi construída após cobrança de escanteio perigosa do craque santista. O Corinthians respondia com contra-ataques do isolado Emerson.

O time visitante, absoluto no primeiro tempo, se segurava bem postado defensivamente. O Santos insistia nos cruzamentos e agora esbarrava em boas defesas de Cássio. Kardec perdeu boa chance de cabeça após cruzamento de Ganso, aos 23min.

Emerson, no entanto, resolveu mudar o cenário. Primeiro ao reclamar de falta em arrancada perigosa, ignorada e repreendida pelo árbitro e, posteriormente, com expulsão gerada por falta em Neymar.

O atacante reclamou e os jogadores foram apartados após princípio de confusão. Inspirado, o Santos perdeu duas chances sequenciais, a primeira em cruzamento de Kardec, onde a bola passou por Neymar e Borges quase de baixo das traves, e a segunda em chute forte de Juan.

Neymar chora na semi-final contra o Corinthians

Sem o principal nome na partida, um apagão de 18 minutos congelou a tentativa de reação do Santos. Ainda assim, o time anfitrião foi para o ataque como pôde nos momentos derradeiros e até exerceu uma pressão contra o gol de Cássio, mas não conseguiu buscar o empate.

Golaço, falta e "expulsão da esperança"; veja duelo Neymar x Emerson

Confronto entre Neymar e Emerson pela Semi-final da Libertadores

Neymar e Emerson contrastaram momentos durante a vitória do Corinthians no clássico contra o Santos, por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Se Neymar teve o seu "apagão" pessoal, o atacante rival consolidou a esperança de inédita final da Copa Libertadores com um golaço. Quando os camisas 11 se encontraram em campo, no entanto, o prejuízo foi pago pelo corintiano.

Veja os números de Neymar e Emerson no jogo desta quarta :

Neymar

Cruzamentos: 6 (1 certo)
Dribles: 7 (4 certos)
Faltas cometidas: 3
Faltas sofridas: 4
Finalizações: 3 (0 certa)
Gols: nenhum
Impedimentos: nenhum
Passes: 35 (25 certos)
Perdas de bola: 15
Posse de bola: 2min16s
Cartões amarelos: 1
Cartões vermelhos: nenhum

Emerson

Cruzamentos: nenhum
Dribles: 2 (2 certos)
Faltas sofridas: 3
Faltas cometidas: 4
Finalizações: 2 (1 certa)
Gols: 1
Impedimentos: nenhum
Passes: 25 (24 certos)
Perdas de bola: 10
Posse de bola: 1min19s
Cartões amarelos: 1
Cartões vermelhos: 1