EURO 2012 - Grupo C

O grupo C da Euro Copa 2012 é formado pelas seleções da Espanha, Itália, Irlanda e Croácia. O grupo é muito forte e muito difícil fazer um prognóstico sobre as seleções que serão classificadas para as quartas de final.

O Grupo C da Eurocopa, com sede na Polônia, tem a principal equipe a ser batida no torneio: a Espanha. Como segunda potência da chave, pelo menos na camisa, vem a Itália, que aposta na força da zaga e na juventude para fazer uma boa campanha.

Como “zebras”, Croácia e Irlanda, que chegaram ao torneio através da repescagem, comem pelas beiradas para tentar avançar de fase e surpreender as gigantes campeãs mundiais.





A seleção espanhola é uma das favoritas para conquistar a Euro Copa de 2012.

A seleção da Espanha é a atual campeã da Euro Copa, título conquistado em 2008. E também conquistou a Copa do Mundo de 2010.

A Espanha chega com muita confiança, principalmente depois dos últimos resultados nas eliminatórias para a Copa de 2014. A seleção espanhola disputou oito partidas e venceu todas, marcando 26 gols.

Os jogadores Puyol e David Villa não estão relacionados para disputar a Euro, os jogadores estão lesionados.

O zagueiro Puyol vai fazer muita falta, o jogador é muito experiente e tem uma grande liderança dentro do grupo.

David Villa já fez 51 gols com a camisa da seleção espanhola, o desfalque do artilheiro vai ser enorme. Quem ganhou a vaga no ataque foi o questionável Fernando Torres. O jogador não fez uma boa temporada, e tem a oportunidade de mostrar as suas qualidades.

O treinador Vicente Del Bosque tem como característica formar uma seleção com muita força no meio campo e a valorizando muito a posse de bola.


Segue a relação dos jogadores convocados pelo treinador Vicente Del Bosque :

Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), José Manuel Reina (Liverpool) e Victor Valdés (Barcelona)

Defensores: Álvaro Arbeloa, Sergio Ramos e Raúl Albiol (Real Madrid), Jordi Alba (Valencia), Juanfran Torres (Atlético de Madri) e Gerard Piqué (Barcelona)

Meio-campistas: Javí Martinez (Athletic Bilbao), Xabi Alonso (Real Madrid), Santiago Cazorla (Málaga), Xavi, Fabregas, Busquets e Iniesta (Barcelona), Juan Mata (Chelsea), Jesus Navas (Sevilla) e David Silva (Manchester City)

Atacantes: Álvaro Negredo (Sevilla), Fernando Llorente (Athletic Bilbao), Pedro (Barcelona) e Fernando Torres (Chelsea)



Ninguém esquece o fracasso da seleção italiana na Copa do Mundo de 2010.

A Itália não está na lista das seleções favoritas para conquistara a Euro Copa 2012, mas pela tradição a seleção tem muitas chances de se classificar para as quartas de final da competição.

O ataque é uma grande incógnita, outro problema é a ausência de um meia de ligação. O time é sólido suficiente para conquistar a vaga no seu grupo.

O destaque do time é Pirlo. Com 32 anos o jogador teve uma boa temporada e tem muita experiência.

A Itália está passando por um momento delicado, os casos de escândalo dos resultados está dominando as noticias do futebol italiano.

O jogador Domenico Criscito foi cortado da seleção italiana.


Segue a relação dos jogadores convocados pelo técnico Cesare Prandelli :

Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus), Morgan De Sanctis (Napoli) e Salvatore Sirigu (Paris Saint-Germain)

Defensores: Ignazio Abate (Milan), Federico Balzaretti (Palermo), Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini (Juventus), Christian Maggio (Napoli) e Angelo Obinze Ogbonna (Torino);

Meio-campistas: Daniele De Rossi (Roma), Alessandro Diamanti (Bolonha), Emanuele Giaccherini, Claudio Marchisio e Andrea Pirlo (Juventus), Riccardo Montolivo (Fiorentina), Thiago Motta (Paris Saint-Germain) e Antonio Nocerino (Milan);

Atacantes: Mario Balotelli (Manchester City), Fabio Borini (Roma), Antonio Cassano (Milan), Antonio Di
Natale (Udinese) e Sebastian Giovinco (Parma).



A seleção da Irlanda sofreu uma grande injustiça na repescagem para a Copa do Mundo de 2014. É que na partida contra a França o jogador Thierry Henry usou a mão para dar uma assistência para o gol que classificou a seleção francesa.

O técnico Giovanni Trapattoni é um dos técnicos mais experientes e vitoriosos do futebol mundial.
A principal arma da seleção é a retranca, a seleção usa muito bem essa arma.

O grupo é muito difícil, mas a Irlanda com o seu estilo de jogo bem fechadinho pode surpreender.

O grande problema é a falta de criatividade, principalmente no seu meio campo. Os jogadores de meio campo são especialistas em marcação. A seleção depende das arrancadas de Damien Duff pelos lados do campo.

A grande curiosidade na relação dos convocados para disputar a Euro 2012 é a quantidade de jogadores que jogam no futebol Inglês. Dos 23 convocados, 21 jogam na Inglaterra e 2 jogam na Rússia. Não tem atletas que jogam nos clubes do país.


Segue a relação dos jogadores convocados pelo técnico Giovanni Trapattoni :

Goleiros: Shay Given (Aston Villa/ING), Keiren Westwood (Sunderland/ING) e David Forde (Millwall/ING).

Defensores: John O'Shea (Sunderland/ING), Richard Dunne (Aston Villa/ING), Sean St Ledger (Leicester City/ING), Stephen Ward (Wolverhampton/ING), Kevin Foley (Wolverhampton/ING), Stephen Kelly (Fulham/ING) e Darren O'Dea (Celtic/ESC).

Meio-campistas: Keith Andrews (West Bromwich/ING), Glenn Whelan (Stoke Cit/INGy), Darron Gibson (Everton/ING), Damien Duff (Fulham/ING), Aiden McGeady (Spartak Moscou/RUS), Stephen Hunt (Wolverhampton/ING), Paul Green (sem clube) e James McClean (Sunderland/ING).

Atacantes: Robbie Keane (Los Angeles Galaxy/EUA), Kevin Doyle (Wolverhampton/ING), Simon Cox (West Bromwich/ING), Jonathan Walters (Stoke City/ING) e Shane Long (West Bromwich/ING).



A seleção croata tem alguns jogadores talentosos.

A seleção não se classificou para a Copa do Mundo de 2010 e sofreu para se classificar para a Euro Copa 2012. A classificação veio na repescagem contra a Turquia.

Os destaques da seleção croata são os jogadores Olic, Modric, Kranjcar, Srna e Simunic.


Segue a relação dos jogadores convocados pelo treinador Slaven Bilic :

Goleiros: Stipe Pletikosa (Rostov), Danijel Subasic (Monaco) e Ivan Kelava (Dinamo Zagreb).

Defensores: Jurica Buljat (Maccabi Haifa), Domagoj Vida (Dinamo Zagreb), Vedran Corluka (Bayer Leverkusen), Josip Simunic (Dinamo Zagreb), Gordon Schildenfeld (Eintracht Frankfurt), Ivan Strinic (Dnipro Dnepropetrovsk) e Danijel Pranjic (Bayern Munique).

Meias: Darijo Srna (Shakhtar Donetsk), Tomislav Dujmovic (Zaragoza), Ognjen Vukojevic (Dinamo Kiev), Ivan Rakitic (Sevilla), Luka Modric (Tottenham), Ivan Perisic (Borussia Dortmund), Niko Kranjcar (Tottenham), Milan Badelj (Dinamo Zagreb) e Ivo Ilicevic (Hamburgo).

Atacantes: Ivica Olic (Bayern Munique), Nikica Jelavic (Everton), Mario Mandzukic (Wolfsburgo) e Eduardo da Silva (Shakhtar Donetsk).

As partidas envolvendo o grupo C tem tudo para serem emocionantes.