Ceará busca empate com Fortaleza e volta a ser bi após 13 anos

Ceará busca empate com Fortaleza e volta a ser bi após 13 anos
Mesmo com um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo, o Ceará sofreu para voltar a conquistar um bicampeonato estadual após 13 anos neste domingo. Diante do arquirrival Fortaleza, no Presidente Vargas, a equipe alvinegra saiu atrás no placar e conseguiu o empate por 1 a 1 com um gol de pênalti de Felipe Azevedo, já aos 31 minutos da etapa final. Com isso, levou o título do Campeonato Cearense pelo segundo ano consecutivo, feito que não conseguia desde 1999.



A conquista com o empate veio porque as equipes haviam ficado na igualdade sem gols na primeira partida da decisão, no último domingo. Como o Ceará fez campanha melhor na fase de classificação, tinha a vantagem de se sagrar campeão com dois empates. A última vez em que a equipe alvinegra havia conseguido uma hegemonia estadual foi na década de 1990, quando conquistou quatro títulos consecutivos.

O jogo

No primeiro tempo, a chance mais clara aconteceu aos 33 minutos, no momento em que Felipe Azevedo bateu cruzado para o gol, depois de driblar o goleiro João Carlos. A bola ia entrando na meta do time tricolor quando Rafinha apareceu para evitar a melhor oportunidade do time alvinegro.

A etapa final veio e com ela a expulsão de Esley, o que parecia deixar as coisas ainda mais complicadas para o Fortaleza. No entanto, mesmo com o meia recebendo o segundo cartão amarelo ainda aos 6min, o time tricolor conseguiu superar a desvantagem numérica para abrir o placar.

Aos 17min, depois que o goleiro João Carlos já havia salvo o Fortaleza em pelo menos duas oportunidades, Jaílson fez de cabeça, para delírio dos torcedores tricolores no Presidente Vargas. Mas a alegria da torcida do Fortaleza só durou até os 31min.

O gol do título do Ceará veio na cobrança do pênalti sofrido por Romário. Felipe Azevedo bateu, garantiu o empate e o título, e de quebra ainda terminou como artilheiro do Campeonato Cearense, com 16 gols.

Com informações da Gazeta Esportiva.

CEARÁ 1 x 1 FORTALEZA

Gols
CEARÁ: Felipe Azevedo, aos 31min do 2º tempo
FORTALEZA: Jaílson, aos 17min do 2º tempo

CEARÁ: Fernando Henrique; Apodi, Potiguar, Thiego e Márcio Careca; Heleno (Reina), Régis (Misael), Eusébio e Rogerinho; Mota (Romário) e Felipe Azevedo)
Treinador: PC Gusmão

FORTALEZA: João Carlos; Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca e Cauê; Leandro (Rômulo), Marielson, Esley e Geraldo (Lucas); Cléo e Jaílson (Gilmak)
Treinador: Nedo Xavier

Cartões amarelos
CEARÁ: Régis e Romário
FORTALEZA: Leandro, Lucas e Jaílson

Cartão vermelho
FORTALEZA: Esley

Árbitro
Ricardo Marques Ribeiro

Local
Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)