Análise de Elenco - Ponte Preta

Brasileirão começando e nossa seção 'Análise de Elenco' vai chegando ao fim. Na ressaca da 2ª rodada, mais um clube paulista será protagonista aqui no Papo de Buteco.

A Ponte Preta, recém-promovida à Série A, fez a 8ª melhor campanha do Paulistão, eliminou o Corinthians mas caiu para o rival Guarani. Eliminada da Copa do Brasil pelo São Paulo, pode não ser a Macaca de outros tempos, mas costuma vender caro suas derrotas.

Se sobrou frustração no primeiro semestre, vejamos se o torcedor pode sonhar alto no segundo semestre:

GOLEIROS: Lauro, Bruno Fuso, Felipe, Reynaldo - Lauro, que apareceu para o futebol na própria Ponte, estava no Inter. No Colorado, nunca foi unanimidade. No entanto, quem é unanimidade no gol do Inter hoje? Enfim, experiente, alto, Lauro não faz feio. Só que falha com muita frequência. É capaz de uma partida espetacular e outra pífia. Não é regular e não transmite "aquela" segurança. Bruno ganhou a posição recentemente e teve boa atuação na partida que classificou a Macaca às oitavas-de-final da Copa do Brasil. O trunfo sobre o Atlético-GO deu moral e Bruno não compromete sob as traves, embora ainda não tenha demonstrado ser acima da média.

ZAGUEIROS - Diego Sacoman, Ferron, Gian, Wescley - Rodada. Diego Sacoman, cria do Corinthians, destacou-se no Ceará. Ágil e bastante técnico, também é forte no jogo aéreo. Gian apareceu bem no Ipatinga em 2008 e foi campeão da Série B no Vasco na temporada seguinte. É mais limitado, mas compõe bem o setor. Wescley e Ferron ao meu ver, estão mais abaixo e são opções mais preocupantes. Como dito, são zagueiros rodados, porém é preciso reforços urgentes no setor.

LATERAIS - Cicinho, Renan, Guilherme, Uendel - Sinceramente, não vejo grande potencial nas laterais da Macaca. Contudo, esse Uendel, lateral-esquerdo, é muito bom lateral. Forte no apoio, rápido e habilidoso, é uma arma constante nas investidas ofensivas da Ponte. Já os demais jogadores, ao meu ver, são simplesmente regulares.

VOLANTES - Agenor, João, Lucas, Sandro Silva, Xaves, Somália, Willian Magrão - Há alguns nomes interessantes. Xaves, ex-Atlético Mineiro, não é mau marcador. Supre a limitação técnica com bastante disposição e força na marcação. Agenor veio do Atlético-GO e é um jogador regular em todos os sentidos. Não compromete e nem se trata de um grande craque. Compõe bem e auxilia bem na distribuição de jogo. Somália, aquele ex-Botafogo e da lorota do sequestro, não é mau jogador. Corria o meio-campo durante todo o jogo e participava bem tanto atrás como na frente. Magrão veio do Grêmio com status mas não se firmou. É bom volante, principalmente na marcação. Encontrou alguma dificuldade neste início de temporada e tem atuado na zaga. Embora não renda o esperado, creio que seria o homem ideal a compor o meio da Macaca. João Paulo é outra opção interessante.

MEIAS - Caio, Enrico, Renato Cajá, Gerson, Márcio Diogo, Nadson, Nikão, Tony - É um meio-campo bastante leve e criativo. Enrico e Renato Cajá tiveram experiências no Rio sem muito sucesso, mas são meias bastante incisivos, podendo até atuar como segundo atacante. Cajá é o grande nome do time. Rápido e homem das bolas paradas, dá o tom do ataque da Ponte. Caio é aquele meia que fez um bom Brasileirão 2010 pelo Avaí. Cadencia bem o jogo e arremata com qualidade. Nikão veio do Atlético-MG e acumula alguns empréstimos por Vitória e Bahia. Vai compor elenco.

ATACANTES - Roger, Bruno Nunes, Charles, Leandrão, Maranhão, Rodrigo Pimpão, Rossi - Não são uma Brastemp mas tem alguma qualidade. Leandrão, ex-Inter, é um centroavante nato. Alto, referência na área e frio nas conclusões. Pimpão, ex-Vasco, após uma passagem pelo Japão chega para dar velocidade na articulação do ataque. E tem Roger, prata da casa que passou por São Paulo, Palmeiras, Vitória e até o rival Guarani. Tem faro de gol e protege bem a bola. Não vejo tanta bola no Roger, mas impressiona como seu futebol rende com a camisa da Ponte.

TÉCNICO - Gilson Kleina - É um treinador relativamente jovem (44 anos), com certa experiência em times do 2º ou 3º escalão do futebol brasileiro. Tem feito um bom trabalho na Ponte, clube onde está desde o ano passado. Conquistou o acesso, classificou a equipe para a segunda fase do Paulistão e está nas oitavas-de-final da Copa do Brasil com um grupo de qualidade discutível. Mostra qualidade na montagem dos times e dá sinais de que em breve pode ter uma chance em um clube de ponta. Vale lembrar que recusou convite do Fluminense para ser "técnico tampão" até a chegada de Abel Braga.

ANÁLISE GERAL - Ao meu ver, o grupo é mediano. A zaga precisaria de, no mínimo, mais um nome de qualidade. Não há reservas capazes de passar confiança no miolo defensivo. As laterais também são sofríveis. O meio-campo conta alguns nomes interessantes, porém, resta esperar como Kleina vai organizar o time extraindo o melhor de suas qualidades. Se acertar e povoar o meio, pode sobreviver e permanecer na Série A, já que a zaga não inspira confiança nenhuma. Por fim, o ataque tem poucos valores. A esperança é que o conjunto e o sistema ofensivo consagre os bons centroavantes Leandrão e Roger.

RESULTADO - Por ter sido recém-promovida e contar com um grupo de jogadores rodados mas que não vingaram em clubes maiores, em tese, trata-se de um time médio. Será preciso verificar como a equipe responderá nos duelos contra os principais clubes do Brasil. Entretanto, a realidade é que, num primeiro momento, a Macaca briga para não cair e o que vier é lucro.