E o público nos estádios brasileiros?

Os campeonatos estaduais estão na sua reta final. Mesmo assim as partidas do final de semana tiveram públicos muito abaixo do esperado. No campeonato estadual do Rio de Janeiro e São Paulo a classificação para a fase seguinte foi disputada em uma única partida. Aumentando a expectativa do presidente da Federação Paulista de Futebol e da Federação Carioca de Futebol.

Todos imaginavam que os estádios estariam cheios, com os torcedores fazendo uma grande festa. Mas o que se viu foi públicos decepcionantes, já que os campeonatos estão chegando na sua reta final.

Segue abaixo o público das partidas envolvendo os clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro :

São Paulo 4 x 1 Bragantino : Sábado no estádio do Morumbi, 25.555 pagantes.

Corinthians 2 x 3 Ponte Preta : Domingo no estádio do Pacaembu, 26.494 pagantes.

Santos 2 x 0 Mogi Mirim : Domingo na Vila Belmiro, 10.635 pagantes.

Guarani 3 x 2 Palmeiras : Domingo no Brinco de Ouro em Campinas, 15.005 pagantes.

Bangu 2 x 4 Botafogo : Sábado no estádio do Engenhão, 15.757 pagantes.

Flamengo 2 x 3 Vasco : Domingo no estádio do Engenhão, 20.066 presentes. Eu não tenho o público pagante, mas mesmo assim o público presente foi muito baixo.

O grande destaque foi a partida entre Fluminense 2 x 1 Macaé, partida válida pelo torneio de consolação do campeonato carioca. O torneio leva o nome de um dos maiores narradores esportivos do rádio brasileiro, o jornalista Luiz Penido, o garotão da galera da Rádio Tupi RJ. O público presente foi de 54 pagantes, é isso mesmo ( cinquenta e quatro pagantes ).

Fazendo uma comparação com o futebol Europeu, os nossos torcedores estão cansados de ver um futebol de lampejos, e de desmandos nos seus clubes. Sem falar da falta de organização do calendário do futebol brasileiro.

No campeonato Inglês o público presente nas partidas chegam a cerca de 95% da capacidade do estádio. Independente se a partida é do primeiro colocado com o último, independente da situação do clube. Mostra um interesse muito grande dos torcedores de acompanhar o seu clube de perto.

No final de semana tivemos o clássico Barcelona 1 x 2 Real Madrid. O público presente no estádio Camp Nou foi de 98.772 pagantes.

Na Alemanha o grande campeão foi o Borussia Dortmund. O resultado da partida foi Borussia Dortmund 2 x 0 M`gladbach. O público no estádio Signal Iduma Park em Dortmund foi 80.720 pagantes. A média de público dos jogos do Borussia Dortmund dentro do seu estádio é de 80.508 espectadores por jogo.

Eu estou colocando esses números para mostrar que tem muita coisa errada no futebol brasileiro. E o que é pior, nem os clubes, nem as federações e nem a CBF fazem nada para melhorar essa situação.

O campeonato brasileiro está batendo na porta. Está na hora de todos buscarem uma solução para resolver os problemas do futebol brasileiro. Se cada um puxar a corda para o seu lado, ninguém vai sair do lugar. Todos tem que puxar a corda para a mesma direção.