Champions League : Oitavas de Final

A Champions League é o melhor campeonato de clubes do mundo. A UEFA faz uma Copa do Mundo por ano, com decisão em países diferentes.

A competição é tão importante que alguns jogadores sonham com a grande final, dia em que o mundo inteiro está com os olhos bem atentos, para saber quem vai ficar com o titulo de melhor clube Europeu.

A final da temporada 2011/2012 é dia 19 de maio na Allianz Arena, na Alemanha estádio do Bayern de Munique.

Todos os anos, nós temos grandes surpresas na competição, nessa temporada 2011/2012 as duas grande surpresas foram as eliminações do Manchester United e Manchester City. Mas também tivemos grandes clubes caindo na primeira fase, o Lille atual campeão Francês e o Borussia Dortmund campeão Alemão não conseguiram a classificação para disputar as oitavas de final da competição.

Nos jogos de ida das oitavas de final da Champions League tivemos seis vitórias dos clubes que estavam jogando em casa, venceram suas partidas ( Lyon da França, Zenit da Russia, Milan da Itália, Napoli da Itália, Basel da Suiça e Olympique de Marselha da França ). Um empate entre ( CSKA Moscou e Real Madrid ), e uma vitória de um clube visitante ( o Barcelona ).

As partidas da Champions League tem um gostinho de Copa do Mundo, alguns detalhes destacam a competição. A qualidade das partidas, o número de jogadores que atuam em seleções dos seus países, a competitividade, o equilibriu entre as equipes, a forma como é feito o campeonato, a qualidade dos estádios mesmo com o frio que castiga toda a Europa, as imagens do espetáculo, a organização, o hino da competição que é de arrepiar, os valores envolvidos no marketing da competição, etc...

Segue abaixo todos os resultados dos jogos de ida das oitavas de final da Champions League.

14/02/2012 Lyon 1 x 0 Apoel

14/02/2012 Bayer Leverkusen 1 x 3 Barcelona

15/02/2012 Zenit 3 x 2 Benfica

15/02/2012 Milan 4 x 0 Arsenal

21/02/2012 CSKA Moscou 1 x 1 Real Madrid

21/02/2012 Napoli 3 x 1 Chelsea

22/02/2012 Basel 1 x 0 Bayern de Munique

22/02/2012 Olympique de Marselha 1 x 0 Internazionale

Depois desses resultados, algumas equipes estão com a classificação na mão, só não podemos dizer que já estão classificadas por que o nome do esporte é futebol, e tudo pode acontecer nas partidas de volta.

O Lyon tem uma vantagem frente a equipe do Apoel, a vitória foi magra, mas dificilmente o time do Chipre vai conseguir a classificação.

O Barcelona conseguiu uma vitória fora de casa contra o Bayer Leverkusem, o time do Barcelona é o melhor do mundo , e jogando em casa a segunda partida, fica muito difícil para a equipe alemã conseguir a sua vaga para as quartas de final.

Disputa que não tem definição é entre o Zenit e o Benfica. O equilibriu foi muito grande na primeira partida, os dois clubes mostraram que tem condições de avançar. A segunda partida vai ser emocionante, a vantagem do Benfica é o fato de jogar em casa, junto da sua torcida.

O Milan fez um placar elástico contra o fraco Arsenal, o clube Inglês está praticamente eliminado da competição. O Milan é muito mais time, mais organizado, e com uma enorme vantagem. Sem falar da desmotivação dos jogadores do Arsenal.

Apesar de ser muito melhor tecnicamente, e ter um ótimo técnico, o Real Madrid deve ter uma partida difícil contra o CSKA Moscou, na primeira partida os dois clubes empataram. A grande expectativa é para a partida de volta, na Espanha. A classificação apesar do favoritismo do Real Madrid está aberta.

O Napoli dificilmente perde a vaga para disputar as quartas de final da competição, na partida de ida contra o fraco Chelsea, o Napoli mostrou mais vontade, mais organização, mais determinação. A equipe do Chelsea não está bem, e apesar de decidir em casa, dificilmente vai tirar a classificação das mãos do Napoli.

A grande surpresa da competição é a equipe do Basel. Além de eliminar o Manchester United, a equipe conseguiu uma vitória importante contra o Bayer de Munique. Na partida de volta o Bayern de Munique vai decidir em casa, no mesmo palco da grande final da Champions Legue 2011/2012. Apesar do resultado negativo na partida de ida, o Bayern de Munique tem muitas chances de conseguir a sua classificação.

O Olympique de Marselha conseguiu um resultado positivo dentro de casa pela partida de ida da competição, a equipe da Internazionale mostrou que está passando por um momento difícil. Mas a partida de volta é na Itália, na casa da Inter, mesmo jogando um futebol bem distante do que nós acostumamos a ver, a Internazionale tem muitas chances de passar para a próxima fase da competição.

Segue abaixo a relação das partidas de volta das oitavas de final da Champions Legue.

06/03/2012 Arsenal x Milan

06/03/2012 Benfica x Zenit

07/03/2012 Barcelona x Bayer Leverkusen

07/03/2012 Apoel x Lyon

13/03/2012 Internazionale x Olympique de Marselha

13/03/2012 Bayern de Munique x Basel

14/03/2012 Chelsea x Napoli

14/03/2012 Real Madrid x CSKA Moscou

Agora é aguardar o final dessas partidas para conhecer os clubes que estarão nas quartas de final da Champions League.Depois da última rodada, haverá um sorteio, que decidirá os confrontos.

Conto com o apoio de todos na divulgação do blog. 

www.rivelinosantos.wordpress.com


E-mail rivelino.futebol@hotmail.com

Muito obrigado.