Bate Bola com o Rivelino #1

Bate bola com Rivelino
FLAMENGO

O técnico do Flamengo Joel Santana está muito confiante. O treinador é muito experiente e vai tentar organizar o futebol do Flamengo. Joel tem uma estrela muito grande, principalmente nos campeonatos estaduais.O treinador Joel Santana vai fazer o jogo dos jogadores. Ele não é daqueles que cortam os privilégios dos jogadores, muito pelo contrario, o treinador tem como base no seu trabalho, deixar os jogadores bem a vontade. Isso é ótimo para os indisciplinados, e ruim para aqueles que gostam de uma disciplina mais rigorosa.

O jogador Ronaldinho Gaúcho vai ter total liberdade, e Joel Santana já disse que ele é a estrela da companhia, jogando toda a responsabilidade para o jogador. Vai depender do jogador, se Ronaldinho jogar bem e conquistar os títulos mais importantes do clube para o ano de 2012, que é a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro tudo bem, mas se o jogador continuar jogando um futebol de baixo nível, ele vai ser crucificado pela torcida.Joel Santana é muito inteligente, e sabe muito bem como conquistar a confiança de um elenco. Sem falar da sua competência dentro das quatro linhas.

Joel Santana no Flamengo

Joel Santana não vai mexer no elenco, ele vai deixar o elenco livre, e vai conversar com cada jogador individualmente. Nessa função Joel é muito inteligente, ele sabe tirar o máximo do potencial de cada jogador.Para o Flamengo o importante é fazer uma boa campanha na Copa Libertadores. O time vai lutar para conquistar o titulo, e no segundo semestre vai lutar para conquistar o Campeonato Brasileiro de 2012. O campeonato carioca é importante, mas a cada dia está se tornando menos atrativo.

PALMEIRAS.
Valdivia do Palmeiras e sua contusões

O clima do Palmeiras está mais leve. Falta apenas alguns dirigentes se entenderem com a comissão técnica. O jogador Valdivia vai ficar ausente durante 15 dias devido a uma lesão. Mas o Palmeiras já está mostrando que não é a quarta força do futebol paulista. Na minha opinião , pelo que o clube vem jogando desde o brasileiro do ano de 2011 a 4ª força do futebol paulista é o Santos. Mesmo com Neymar , Ganso, Arouca e outros jogadores, o time santista não mostra um bom futebol há muito tempo.

Wesley no Palmeiras
Wesley novo reforço do Palmeiras
A torcida do Palmeiras está esperando a chegada do jogador Wesley. Resta saber como é que o jogador vai chegar para o Palmeiras. As condições físicas e as condições técnicas. Resta também saber qual é o salário que o Palmeiras vai pagar para o jogador. Será que ele vem ganhando um salário de craque do futebol Europeu?

Espero que o jogador Wesley chegue e resolva o problema do Palmeiras, que é no seu meio campo. O meio campo do Palmeiras não tem criatividade, e falta um jogador para ter uma saída de bola com qualidade, e não ficar dependendo da bola parada para chegar ao gol adversário.Wesley não é um meia. Mas já jogou em várias posições, e tem condições de fazer esse papel de fazer o jogo fluir pelos lados, e criar oportunidades para os atacantes concluir as jogadas em gol.

Valdivia fora de combate por 15 dias, vai abrir mais espaço para Daniel Carvalho. O próprio Daniel Carvalho já admitiu que está fora de peso, mas é um jogador de muita qualidade, e pode ajudar a equipe do Palmeiras nas próximas partidas. Daniel Carvalho vai ganhar mais ritmo de jogo, e vai ser uma peça fundamental para os planos de Felipão.Daniel Carvalho disse que não está fora de peso, mas disse também que quando se vê na televisão fica assustado. O jogador está fora de peso, não precisa ser um especialista no assunto para comprovar que o jogador está fora de peso.

CBF.
Andres Sanches na CBF

O Diretor de Seleções da CBF, o senhor Andrés Sanchez falou muita bobagem na entrevista para a Folha de São Paulo. Eu não tive acesso a entrevista completa, e nem quero ter. O ex-presidente do Corinthians , ou licenciado, não sabe o que fala, é uma pessoa arrogante e prepotente. É claro que ele é o candidato para a possível sucessão de Ricardo Teixeira. Ele faz esse joguinho, mas na realidade o sonho dele é comandar o futebol brasileiro. Vai sair um ruim para entrar um pior na CBF. É por esse e outros motivos que o futebol brasileiro está na situação que está. Perdendo espaço para o futebol Internacional, e para outros esportes.

Andrés disse que culto não vai ter, e se quiser rezar, vai rezar no seu quarto. Ele é digno de pena. Uma atitude dessa mostra o quanto ele é digno de pena, ele não deveria nem pensar em falar uma bobagem desse tipo, ele não sabe com quem ele está mexendo. Mostrou que não tem conhecimento em determinados assuntos.

A temperatura no horário das partidas são um verdadeiro absurdo. Mas a culpa é de todos. Da CBF, dos dirigentes dos clubes, dos atletas, da televisão, dos presidentes de federações. O que existe na realidade é uma total subserviência de todos com a televisão. Ninguém faz nada, para não ir de encontro com a televisão, que tem total comando do futebol brasileiro. A televisão é quem dita as regras, e todos ficam calados. Até para um clube entrar em campo tem que ser no horário que a televisão quer, por que pode acontecer que no momento em que um clube esteja entrando em campo, a televisão pode estar no intervalo comercial.

SÃO PAULO.
Leão no São Paulo

O técnico Emerson Leão está trabalhando corretamente. Com o aval do presidente Juvenal Juvêncio, o treinador está fazendo a tão sonhada reforma do elenco. E quem não quiser entrar no ritmo de trabalho do treinador, tenho certeza que vai deixar o Morumbi. É o que deve ser feito, alguns jogadores se acham mais importantes do que os clubes. Ao longo dos anos os próprios dirigentes foram abrindo mão de coisas importantes dentro de um clube, e muitos clubes hoje sofrem com a bagunça instalada dentro do elenco. O São Paulo está correto, tem que ter disciplina e vontade de vencer, quem não quiser pode pegar a sua bagagem e ir embora.

O jogador Casemiro achava que já era o melhor jogador do mundo na posição. Mas o treinador e o próprio clube souberam trabalhar com essa situação, e hoje o jogador parece que está mais focado em jogar o seu futebol. O que acontece na maioria das vezes é que um jogador começa a fazer boas partidas e o próprio empresário do jogador fica colocando propostas na cabeça do jogador. O jogador fica deslumbrado e de repente não está jogando o mesmo futebol que jogava no inicio. Eu não estou afirmando que foi isso que aconteceu com Casemiro, eu não sei quem é o empresário do jogador, e se os seus direitos econômicos pertencem ao São Paulo. Mas o jogador vai fazer um bom campeonato paulista, uma boa Copa do Brasil, e quem sabe ficar no São Paulo até o final do ano de 2012. Participando ativamente do campeonato brasileiro.

Osvaldo vai chegar na hora certa, com a lesão de Luis Fabiano, o time precisa de um jogador como Osvaldo para fazer os gols. Apesar de que o jogador Willian José foi muito bem na última partida do São Paulo. É um bom reforço, para a equipe que mais investiu em contratações para a temporada de 2012. O São Paulo fez contratações pontuais.

SANTOS.
Neymar e LAOR pelo Santos

O presidente do Santos Luis Álvaro está vivendo a realidade atual do Santos. O clube não tem dinheiro para contratar bons jogadores, comprometeu todo marketing do clube para continuar com o jogador Neymar , e não tem condições de contratar jogadores para outras posições que o clube já mostrou que tem necessidade.O Santos não está jogando bem há muito tempo. O Santos conquistou a Copa Libertadores de 2011 jogando um futebol fraquíssimo, os números comprovam, o Santos se classificou na primeira fase com dificuldades, quem tem os números da Libertadores de 2011 sabe bem o que eu estou falando.

O Santos no campeonato brasileiro de 2011 tentou seguir o percentual de aproveitamento das outras equipes, mas não conseguiu acompanhar os clubes que estavam na ponta da tabela. E não venham com as desculpas de que o clube estava sendo poupado para a final do mundial de clubes. Final que o time da baixada levou um passeio do Barcelona, e não mostrou nenhuma força dentro da partida. O time vive somente dos bons momentos do jogador Neymar.

BAHIA.
Paulo Roberto Falcão treinando o Bahia, Falcão se apresenta no Bahia

A contratação de Paulo Roberto Falcão foi uma boa opção para comandar o time do Bahia. O que nós devemos ter muito cuidado é com a avaliação do trabalho do treinador. Os torcedores querem que o treinador chegue no clube e de uma hora para outra resolva todos os problemas do clube.

Quero deixar bem claro que o Bahia não vinha jogando bem quando era treinado por Joel Santana, inclusive venceu algumas partidas com ajuda da arbitragem. Portanto torcida do Bahia, vamos ter paciência com esse inicio de trabalho do técnico Paulo Roberto Falcão, ele é um treinador para longo prazo.

O homem forte do futebol do Bahia conhece muito bem como está o clima do Flamengo nesse momento. Paulo Angioni tem total liberdade no Bahia, e se ele for para o Flamengo, ele vai sabendo que as coisas na Gávea não estão tranqüilas. É um ano de eleição no Flamengo, e o clube está passando por dificuldades financeiras. A questão financeira não é somente no Flamengo, muitos clubes estão passando por dificuldades financeiras. Paulo Angioni ficando no Bahia mostra a personalidade do dirigente, que mesmo tendo a oportunidade de ganhar um salário superior no Flamengo, vai ficar no Bahia para concluir o seu importante trabalho dentro do clube.


PREMIER LEAGUE.

A Premier League é o melhor campeonato do mundo, perdendo apenas para a Champions Legue. Os investimentos são enormes, e a qualidade do espetáculo é sensacional. Os clássicos da Premier Legue são bem mais interessantes do que os clássicos realizados no futebol brasileiro, e em alguns países do mundo. Eu sou fã da Premier League, e recomendo para quem não assistiu, que escolha qualquer partida para assistir, que você vai ter uma boa surpresa.

CAMPEONATOS ESTADUAIS E PRÉ-TEMPORADA.

O que está acontecendo com o futebol brasileiro é muito grave. Os clubes jogam muitas partidas no meio da semana e no final de semana no inicio da temporada.

Para quem não sabe o esforço que um atleta faz em uma partida, é normal. Mas para quem sabe o quanto os atletas precisam de uma preparação bem mais adequada para iniciar uma temporada. Isso acontece com todos os esportes.

Um simples exemplo. Se você gosta de correr ou de praticar qualquer atividade física, e fica um mês sem fazer nada esportivamente, quando você volta, sente a enorme diferença. Os culpados por está situação são os próprios clubes, e os jogadores, que aceitam tudo que a CBF faz. O nosso calendário precisa ser revisto, mas não vejo nenhum interesse por parte dos clubes.

FLUMINENSE.

O Fluminense vai fazer a sua estréia na Copa Libertadores nessa terça-feira  contra o Arsenal da Argentina. O que se espera é que a torcida do Fluminense compareça ao estádio. O que se espera também, é que o time faça uma boa partida e que conquiste a vitória.

O Fluminense fez uma campanha decepcionante no ano de 2011 na Copa Libertadores. Dessa vez o time tem no comando o técnico Abel Braga, que conhece muito bem a competição. Mas a Copa Libertadores guarda grandes surpresas, esperamos que todos os clubes brasileiros que estão participando da Copa Libertadores façam uma boa campanha, e que passem de fase. Os confrontos entre os brasileiros a partir da segunda fase, vai ser emocionante.

Renato Gaúcho disse que não faria nada diferente se pudesse voltar o tempo. Mas ele deveria repensar um pouco. Na final da Copa Libertadores de 2008, ele não organizou a marcação pelo lado esquerdo da sua defesa. E foi justamente pelo lado esquerdo, que o Fluminense perdeu a decisão.

A decisão foi decidida nos pênaltis. Mas quando Thiago Neves marcou no primeiro pênalti, o goleiro alegou que a bola estava fora do lugar, e nenhum dirigente do Fluminense foi até ao arbitro para pressionar, o Fluminense aceitou a decisão do arbitro em voltar a cobrança, e na segunda cobrança Thiago Neves perdeu o pênalti. Faltou experiência para os comandantes do Fluminense.

O Fluminense montou um time para conquistar o titulo. O investimento foi muito alto. São jogadores com salários acima da média do futebol brasileiro, e um treinador que tem um bom salário. O grande problema é se o clube não conseguir ir até a final da Copa Libertadores de 2012. O clube vai ficar com um elenco muito caro, para disputar somente o campeonato brasileiro.

A CONTRATAÇÃO DE JOGADORES DE PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL.

Os clubes brasileiros estão descobrindo um mercado que alguns clubes do futebol Europeu já tinham descoberto. Mas o fator mais importante para o aumento do número de jogadores de países visinhos jogar aqui no Brasil é a economia do Brasil, os clubes estão com uma receita maior, e com patrocínios que ajudam na hora de contratar esses jogadores. Mas existe outro fator muito importante, é que nós estamos precisando de jogadores principalmente de meio campo, jogadores de criação, jogadores que jogam com muita garra, com muita força na marcação. E nisso os Argentinos e Uruguaios são ótimos.

Resta saber se são os clubes que estão contratando, ou os grupos de investidores que estão comprando os direitos econômicos desses jogadores e colocando nos clubes brasileiros para serem usados como vitrine para possíveis transferências para o futebol Europeu. Chegou a hora dos clubes ganhar dinheiro, isso se alguns dirigentes tiver interesse de ganhar com a venda de jogadores de outros países. É hora de comprar os direitos econômicos com o preço lá em baixo, e vender com um preço lá em cima.