Timão pentacampeão!

Corinthians campeão brasileiro 2012, Corinthians pentacampeão, campeão brasileiro,
Pentacampeão! Assim gritava os torcedores do Corinthians após o empate contra seu rival histórico, o Palmeiras.

Após longas 38 rodadas de muita emoção e confrontos equilibrados, conhecemos o novo campeão brasileiro de 2011, o Sport Club Corinthians. O clube do parque São Jorge merecidamente foi o campeão do nacional, pois foi o clube mais regular da competição, mantendo-se por 27 rodadas na liderança.

Título oriundo de um bom elenco somado a jogadores com histórico vencedor e principalmente por um time voltado a coletividade e não ao individualismo, ou seria a treinabilidade?

Sim, a treinabilidade, assim declarou Tite em uma coletiva de imprensa sobre a regularidade apresentada pelo Timão. Alias, Tite foi uma das peças fundamentais do título corinthiano, apesar de alguns corneteiros mencionarem uma tendência retranqueira do técnico gaúcho.

Mas o que se viu em prática foi um time jogando quase sempre com 3 atacantes, e deve-se ressaltar, ótimos atacantes : O já consagrado Liedson, o tricampeão Emerson Sheik (Flamengo 2009, Fluminense 2010 e Corinthians 2011) e a boa promessa, Willian. Sem contar a presença na reta final do imperador Adriano, que mesmo fora de forma conseguiu marcar em um jogo decisivo contra o Atlético-MG.

A dupla de volantes foi inquestionável, Ralf e Paulinho, somado ao revezamento de uma boa dupla de meias, com a experiência do meia Danilo e toda a categoria do meia Alex.

Na zaga a grata surpresa, Leandro Cástan, que jogou ao lado de Paulo André, barrando até mesmo o experiente Chicão.

Nas laterais os constante Alessandro e Fábio Santos.

Goleiro Júlio César do Corinthians comemora muito o pentacampeonatoNo gol o contestado Júlio César, que passou por momentos de altos e baixos, mas após uma lesão no meio do campeonato voltou melhor, reconquistou a torcida da fiel e foi peça importante por diversos jogos da equipe. Júlio até concorre ao prêmio de melhor goleiro do campeonato!

Um título importante em uma competição difícil. É como dizem os corinthianos, tudo no Corinthians é mais complicado, mais aguerrido, vem na garra.

Sócrates, adeus doutor, a morte de sócrates, a morte do craque sócratesA nota infeliz do domingo, veio pela morte de um ídolo da nação corinthiana, Dr. Sócrates. Um gênio da bola. Criador da democracia corinthiana, o inventor do toque de calcanhar. Um ser humano respeitável dentro e fora dos gramados, politizado, preocupado com as mazelas sociais. Uma pena ter se sucumbido ao álcool.

Parabéns ao Corinthians pelo pentacampeonato! Alias, parabéns ao torcedor corinthiano, que torceu e sofreu até os últimos minutos do campeonato, mas pode cantarolar e ecoar no estádio o grito de campeão!