Os classificados para Libertadores 2012

Os classificados para Libertadores 2012, clubes brasileiros na Libertadores 2012, rodada do brasileiro, rodada do brasileirão
A vida de Corinthians, Vasco, Fluminense, Flamengo, Internacional além do Santos, não foi nada fácil, mas são os representantes brasileiros na Copa Santander Libertadores 2012.

O Santos por ter faturado a Libertadores 2011, já garantiu a vaga na edição 2012. Após ter passado pelo Peñarol e se sagrar tricampeão das Américas, renovou o contrato com Neymar, busca renovar com Ganso e quer incrementar o elenco com os reforços Zé Roberto e Robinho para o ano do centenário da equipe.

O Vasco foi o segundo clube brasileiro a garantir vaga na Libertadores 2012, após ter faturado a Copa do Brasil. Mas apesar da vaga assegurada na libertadores, o Vasco fez bonito no Brasileirão. Brigou até a última rodada pelo título nacional, além de ter chegado as semi-finais da Copa Sul Americana.

O novo campeão brasileiro, o Corinthians, também tem vaga assegurada na Libertadores. Em 2012, o Corinthians não precisará passar pela Pré-Libertadores, como ocorreu em 2011 sendo eliminado pelo Tolima.

Outro clube que não precisará jogar a pré-libertadores 2012 e já vai entrar na fase de grupos é a forte equipe do Fluminense. Após um ótimo segundo turno no Brasileirão, inclusive sendo o campeão do returno, o tricolor de Fred, Rafael Moura, Rafael Sóbis, Deco e a mais nova contratação Wagner, o time das Laranjeiras promete dar trabalho ano que vem.

Flamengo e Internacional com o 4º e 5º lugar respectivamente, jogarão a pré-libertadores em 2012. O rubro-negro carioca e o gigante colorado apesar dos altos e baixos durante o Brasileirão, terão chance de participar da Libertadores novamente.

A equipe rubro-negra para chegar forte na Libertadores precisa de reforços pontuais, principalmente para o ataque, pois a torcida já cansou de depender dos gols de Deivid e Jael. Será que Ronaldinho Gaúcho, mesmo com salários atrasados vai continuar no Mengão? A pré-temporada do rubro-negro será crucial para seu futuro na Libertadores.

O Internacional nos últimos anos, tem tido ótimos resultados na Libertadores, e tem um bom elenco, acostumado ao estilo da maior competição de clubes das Américas. Se no Internacional se falava em contratações de peso para 2012, agora com a vaga para a Libertadores, novos nomes deverão surgir.

Um detalhe curioso, o atacante Dagoberto contratado recentemente junto ao São Paulo, poderá não participar da Pré-Libertadores, pois o clube paulista tem contrato com o atleta até abril de 2012. Caso o Inter queira contar com Dagoberto para a pré-temporada e pré-libertadores, deverá ter que desembolsar alguma grana ao tricolor paulista.

De certo temos o seguinte, teremos fortes e tradicionais equipes brasileiras na Libertadores 2012, um bom indício de que a competição sul-americana será muito equilibrada e com grandes chances de um clube brasileiro fatura-la.

Que venha 2012, que venha a Libertadores!