Raio-X da última rodada do Brasileirão

O que seu time disputa e precisa fazer na última rodada do Brasileirão
A estratégia da CBF de marcar clássicos para as últimas rodadas deu certo e a rodada promete ser agitada. O Corinthians precisa de um empate contra o rival Palmeiras para ser campeão. Já o Vasco precisa vencer o Flamengo, que luta por vaga na Libertadores, e torcer para o Verdão vencer o Timão.

Saiba o que cada time disputa e o que precisa fazer na última rodada do Campeonato Brasileiro:

CORINTHIANS
Para ser campeão, basta um empate com o Palmeiras no Pacaembu. A motivação é essa: ser pentacampeão brasileiro em cima do maior rival.

VASCO
O Vasco precisa vencer o Flamengo para ser campeão e torcer para o Corinthians perder do Palmeiras. Se vencer, o Vasco ainda pode tirar o Flamengo da Libertadores.

FLUMINENSE
Precisa de apenas um empate com o Botafogo, em Volta Redonda, para ir direto à fase de grupos da Libertadores. Se perder e o Flamengo vencer o Vasco, o Tricolor teria de disputar a fase preliminar da Libertadores. Além disso, uma vitória do Flu sepulta as chances do Botafogo de disputar a competição sul-americana.

FLAMENGO
Com 90% de chances de ir à Libertadores, precisa de só um empate para se classificar. Se vencer o Vasco e o Flu perder do Botafogo, vai direto à fase de grupos. Em caso de derrota, precisa torcer para que dois desses três clubes (Coritiba, Inter e Figueirense) não vençam seus clássicos.

CORITIBA
Se vencer o Atlético-PR na Arena da Baixada, se classifica à Libertadores e rebaixa o rival para a Série B. Em caso de empate, precisa torcer para que Inter, Figueirense, São Paulo e Botafogo não vençam. Se perder, Inter e Figueira precisariam perder e São Paulo e Botafogo não vencer.

INTERNACIONAL
Enfrenta o Grêmio, já garantido na Sul-Americana, no Beira-Rio. Para ir à Libertadores, precisa vencer e torcer para o Coritiba não ganhar ou por derrota do Flamengo. Em caso de empate, aí a conta é mais complicada: tocer para o Coxa perder, e Figueirense, São Paulo e Botafogo não vencerem.

FIGUEIRENSE
Para ir à Libertadores, precisa vencer o rebaixado Avaí, na Ressacada, e torcer para Coritiba e Inter não vencerem. Para se classificar com um empate, Coxa e Inter precisariam perder e São Paulo e Botafogo, não ganharem.

SÃO PAULO
Precisa vencer o Santos, em Mogi Mirim, e torcer para que Coritiba, Figueirense e Internacional não vençam seus clássicos. Em caso de empate ou derrota, o Tricolor fica sem chances de ir à Libertadores.

BOTAFOGO
Apesar das cinco derrotas seguidas, mantém chances de ir à Libertadores. Para isso, precisa vencer o Fluminense, em Volta Redonda, e torcer para que Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo empatem ou percam seus jogos.

SANTOS
Com a cabeça no Mundial de Clubes, a motivação é atrapalhar o São Paulo. Se vencer ou empatar o clássico em Mogi Mirim, acaba com as chances do Tricolor de ir à Libertadores.

PALMEIRAS
Já garantido na Copa Sul-Americana de 2012, o Verdão tem como grande motivação tirar o título do Corinthians. E isso só vai ocorrer se o Verdão ganhar o clássico no Pacaembu e o Vasco vencer o Flamengo no Engenhão.

GRÊMIO
É outro que também está garantido na Sul-Americana e tem como única motivação atrapalhar o rival. Se vencer o Inter em pleno Beira-Rio, o Colorado está fora. Se empatar, aí o Inter teria de torcer por uma combinação de resultados.

ATLÉTICO-MG
Se garantiu na Série A com a goleada sobre o Botafogo e agora quer atrapalhar o Cruzeiro. Se vencer o rival, domingo, em Sete Lagoas, a Raposa cai em caso de vitórias de Ceará e/ou Atlético-PR. O Galo se garante na Sul-Americana-2012 até empatando.

ATLÉTICO-GO
Para disputar a Copa Sul-Americana pela primeira vez em sua história, o Dragão precisa vencer o já rebaixado América-MG em Goiânia. Se empatar, só não se classifica se o Bahia vencer o Ceará e tirar uma diferença de oito gols de saldo. Perdendo, torce para o Bahia tropeçar.

BAHIA
Não corre mais risco de rebaixamento. Para ir à Copa Sul-Americana, precisa vencer o Ceará no Pituaçu e torcer por derrota de Atlético-GO ou Atlético-MG. Pode passar se vencer e o Atlético-GO empatar, mas aí teria de tirar uma diferença de oito gols de saldo.

CRUZEIRO
Vai enfrentar o Atlético-MG na Arena do Jacaré apenas com torcedores cruzeirenses. Para ficar na Série A sem depender de ninguém, precisa vencer. Se empatar, o Ceará não pode vencer o Bahia. Se perder, só se mantém na elite se Ceará e Atlético-PR não vencerem.

CEARÁ
Só se salva do rebaixamento se vencer o Bahia, em Salvador, e o Cruzeiro não vencer o Atlético-MG. Em caso de empate ou derrota, cai.

ATLÉTICO-PR
Para se manter na Série A, precisa vencer o Coritiba, que luta por vaga na Libertadores, na Arena da Baixada, e torcer por derrota do Cruzeiro e empate ou derrota do Ceará. Se vencer, o Ceará não vencer e o Cruzeiro empatar, teria de tirar uma diferença de dez gols no saldo em relação à Raposa.

AMÉRICA-MG
Está rebaixado para a Série B. Enfrenta o Atlético-GO, no Serra Dourada, e o clube goiano luta apenas por uma vaga na Sul-Americana.

AVAÍ
Lanterna e já rebaixado, a motivação será tirar o Figueirense da Libertadores, dentro da Ressacada. Uma vitória basta para atrapalhar a vida do rival, que depende de uma combinação de resultados empatando ou vencendo o Avaí.