Lusa é campeã após 38 anos!

0
Após longos 38 anos sem título, o torcedor da Portuguesa pode comemorar e com muitos méritos o título do Campeonato Brasileiro da Série B 2011. Com um empate em 2 a 2 frente ao Sport no Canindé, a Lusa conquistou por antecipação seu acesso a elite do futebol brasileiro em 2012.

Com a vitória a Portuguesa chegou aos 72 pontos, dez a mais que o Náutico, o segundo colocado e como faltam apenas três rodadas, o time do técnico Jorginho não pode mais ser alcançado.

Após o apito final do juíz, os jogadores comemoraram o título junto com a torcida - 12.829 pessoas foram ao Canindé, no maior público registrado pela Lusa nesta Série B.

"É bonito demais ver o Canindé deste jeito. A gente pediu este apoio desde o início. Eu nunca tinha visto o estádio assim. Tomara que seja a primeira de muitas" - disse o meia Marco Antônio, camisa 10 da equipe.
"Esse título significa um marco na minha carreira. A gente teve a oportunidade de dar um título para a Portuguesa. Demorou, mas chegou" - comemorou o goleiro Weverton, único que participou de todos os jogos da campanha.

Mesmo com título, Jorginho não garante continuidade na Portuguesa

Apesar da enorme festa pela conquista do título da Série B do Brasileiro, o treinador colocou em dúvida sua permanência no clube em 2012. Com contrato até o fim deste ano, Jorginho não sabe se continuará no comando da Lusa na próxima temporada.
"Hoje a chance é de 50% a 50%. Não tenho proposta de outro clube. Se tivesse, eu falaria para vocês. Tudo isso deve ser definido até sexta-feira. Não quero alongar por muito tempo. Gosto muito daqui, mas a gente tem que ser profissional e a Portuguesa precisa aprender a ser profissional. Quem vai continuar aqui são os dirigentes e não nós. Ajudei, estou ajudando, como os jogadores, mas os dirigentes precisam tomar conta da Portuguesa. Não adianta o Jorginho ficar se os outros não colaborarem. A Portuguesa tem de ser respeitada e temida aqui dentro. A Portuguesa tem totais condições de voltar a ser o que era, mas no futebol não tem receita. Tudo o que fizemos neste ano pode não dar certo no próximo. Em 1996, a Portguesa chegou a ser vice-campeã brasileira. Agora temos que continuar fazendo a Portuguesa ser grande" - afirmou o treinador da Portuguesa.

Presidente diz que Lusa deve ter cinco reforços para disputar Série A

Mesmo sem ter a certeza de que Jorginho irá continuar no comando da Portuguesa no próximo ano, Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa, revelou que o treinador pediu cinco jogadores para poder fazer uma boa campanha na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2012.

- A Portuguesa vai manter a maioria dos jogadores. Se sair vai ser um ou outro. O Jorginho disse que nós vamos precisar de quatro ou cinco jogadores, porque ele precisa de um banco de reservas à altura - destacou o presidente.

Tendo como espelho a campanha do Brasileirão de 2008, quando a a equipe caiu para a Série B, o dirigente ressaltou que estes reforços serão de jogadores para ocuparem um posto de titular da equipe. O orçamento da Lusa deve aumentar em, no mínimo, 50%.

"Nosso orçamento deve estar em R$ 1 milhão por mês. Em 2012, acho que deve aumentar, no mínimo, a metade" - completou.

A respeito da situação de Jorginho, o presidente da equipe rubro-verde disse confiar na permanência do treinador. E que ele está pedindo investimento na estrutura do clube.

"O problema do Jorginho não é dinheiro. Tem muita coisa que ele está pedindo que não depende só de dinheiro. Ele quer que se invista mais na categoria de base, quer uma estrutura melhor. Eu, particularmente, acho que ele fica, mas depende da vontade dele" - concluiu.
Fontes : Globoesporte, Sportv