Analisando a 33ª rodada do Brasileirão 2011

Coelho surprende Timão em Uberlândia
A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011 foi marcada pelo tropeço dos líderes Corinthians e Vasco e pela aproximação de Fluminense e Flamengo na briga pelo título, que a cada rodada se torna ainda mais emocionante.

O líder Corinthians(1º) foi a Uberlândia visitar o lanterna América(20º), mas os alvinegros do Parque São Jorge esqueceram de tirar o salto alto e acabaram surprendidos por um coelho praticamente rebaixado. O trio de arbitragem Jean Pierre Gonçalves Lima e seus auxiliares, Altemir Hausmann e Julio Cesar Rodrigues Santos, que erraram ao marcar um pênalti inexistente para o América, receberam pontapés no aeroporto de Congonhas por membros de uma torcida do Corinthians. Um absurdo!

Em seu site oficial, o Corinthians publicou uma nota de repúdio ao ocorrido:

Em relação aos fatos ocorridos na manhã desta segunda-feira (07), o Sport Club Corinthians Paulista repudia toda e qualquer forma de violência. Este não é o caminho para decisão do ponto de vista esportivo ou de qualquer natureza.

O vice-líder Vasco, foi a Santos tentar pegar a liderança, mas encontrou Neymar e Borges pela frente. Resultado : Santos (9º) 2 x 0 no Vasco (2º). Neymar que está entre os 23 finalistas ao prêmio de melhor do mundo, mostrou que vai dar trabalho ao Barcelona no final do ano no Mundial InterClubes, se divertiu jogando bola.

O agora terceiro colocado Fluminense(3º), foi a Porto Alegre e venceu o forte time do Internacional(7º) por 2 a 1. O time de Abel Braga agora com 56 pontos, está apenas dois pontos atrás de Corinthians e Vasco. O Fluminense é o líder do returno com um aproveitamento 73,8 %. É nas horas decisivas que se conhecesse um vencedor.

O Botafogo (4º) jogando no Engenhão teve a chance de chegar ao 58 pontos e a sua 17ª vitória, mas encontrou um Figueirense(6º) embalado e acabou perdendo por 1 a 0. Com a vitória o Figueirense chegou aos 53 pontos e se aproxima da vaga para a Libertadores 2012, já o Botafogo permanece nos 55 pontos e mais uma vez é vaiado por sua torcida, que não poupou o técnico Caio Jr. que não entrou com Herrera no time titular.

O Flamengo(5º) simplesmente humilhou o Cruzeiro(17º) no Engenhão, 5 a 1, com direito a 3 gols de Thiago Neves e dois do contestado Deivid. Com a vitória o Flamengo permanece no G-5 e chega aos mesmos 55 pontos do Botafogo. Já o Cruzeiro, além do baile, entra na zona de degola e perde Montillo (contundido) por pelo menos mais 10 dias. Díficil a situação da raposa!

O São Paulo(8º) foi a Pituaçu enfrentar o Bahia(15º) de papai Joel. O São Paulo chegou a fazer 3 a 1, com direito a um lindo gol de Welligton e outro de Lucas, mas o tricolor baiano em uma virada épica, fez um 4 a 3 para entrar para a história do time baiano no Brasileirão. Com a vitória o Bahia chega aos 39 pontos, abrindo 5 pontos do Cruzeiro, primeiro clube na zona de degola. O São Paulo, com mais uma derrota é apenas o 16º clocado no returno, com apenas 15 pontos em 14 jogos. Onde está o clube diferenciado?

O Coritiba (10º) foi a Barueri jogar contra o bagunçado Palmeiras (13º) de Felipão, que ainda não se encontrou no returno. Resultado : Novamente não deu para o Verdão, 2 a 0 para o Coxa. O Palmeiras no segundo turno conquistou 9 pontos em 14 jogos, com 7 derrotas, 6 empates e apenas uma vitória, um aproveitamento de 21,4% dos pontos. Ah, se não fosse a gordurinha conquistada no 1º turno!

O Grêmio (11º) de Celso Roth foi a Sete Lagoas-MG e viu o Atlético-MG (14º) de Cuca obter sua terceira vitória consecutiva no campeonato, desta vez por 2 a 0. Agora com um aproveitamento de 57,1% no segundo turno (Galo é 4º colocado no segundo turno), o Galo vem se afastando de vez da zona de rebaixamento que o perseguiu durante quase todo primeiro turno e abre 5 pontos da zona de degola.

O Atlético-GO (12º) foi a Curitiba-PR tentar surpreender o outro Atlético (18º), o paranaense, mas não obteve sucesso. O Furacão venceu o jogo por 2 a 1 e chega aos mesmos 34 pontos do Cruzeiro, apenas um ponto atrás do Ceará (16º). Com a vitória o Furacão ganha uma sobrevida no campeonato e sonha em manter-se livre da zona de rebaixamento.

O Ceará (16º) foi a Florianópolis-SC e conseguiu uma vitória super importante frente ao Avaí (19º) por 2 a 1. Com a vitória o time cearense conseguiu sair da zona de degola e empurrar o Cruzeiro para a 17ª colocação. Em contrapartida o Avaí com 29 pontos praticamente decretou seu rebaixamento.