Confusão total na disputa pelo acesso da Série D do Brasileirão

Polêmica do cai cai na Série DAo que tudo indica a Série D do Campeonato Brasileiro não terminará em 2011. A disputa, que deveria ser restrita aos gramados, entrou nas salas refrigeradas do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O Tocantinópolis-TO, eliminado na primeira fase, foi acusado de praticar o famoso cai-cai no duelo contra o Anapolina-GO. Assim, o rival Itumbiara-GO se classificou as oitavas-de-final. Aliás, o Itumbiara até disputou a primeira partida e venceu o Villa Nova-MG, por 3 a 1.


Mas o Anapolina não se deu por vencido e seguiu sua luta nos tribunais. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a remarcar o duelo entre Anapolina e Tocantnópolis para esta quarta-feira. O problema é que, nesta terça, Flávio Zveiter, auditor do STJD, cancelou a partida remarcada.

Uma confusão tremenda! Haverá um novo julgamento daqui a 15 dias. Enquanto isso, os outros clubes da Série D iniciarão a disputa nas quartas-de-final neste final de semana. Já o Villa Nova segue treinando e ainda não sabe quem será seu adversário.

Se o Anapolina se classificar, o time mineiro terá que jogar mais duas partidas. Ou seja, fará três ao todo, uma a mais que os clubes classificados às quartas-de-final. É um prejuízo tremendo para quem sonha conquistar o acesso para a Série C.

O Tupi-MG vive situação parecida. Classificado para as quartas-de-final, o time mineiro aguarda o vencedor de Villa Nova e Itumbiara ou Anapolina. Uma tremenda falta de respeito com os profissionais e os torcedores.

A CBF sabendo desta disputa na justiça poderia muito bem ter paralisado a Série D. Agora, fica esta bagunça. Muitos clubes apostam todas as suas fichas nesta competição. No final das contas, caso estes times não conquistem o acesso, quem pagará a conta serão os dirigentes e, lógico, o treinador. A CBF, como sempre, sairá livre, leve e solta.

Acredito que não seja pedir demais por estrutura e planejamento. É preciso organizar melhor as competições brasileiras. Teremos uma Copa do Mundo pela frente e ainda não sabemos montar tabelas e respeitar o público. Lamentável!

Confira abaixo as datas e horários dos jogos pelas quartas-de-final:

IDA

Domingo (09/10)
16h
Cuiabá-MT x Independente-PA
Treze-PB x Santa Cruz-PE
Oeste x Mirassol

VOLTA

Domingo (16/10)
16h
Mirassol x Oeste

17h
Santa Cruz-PE xTreze-PB

18h
Independente-PA x Cuiabá-MT