Clube conseguiu a melhor campanha da história da Série C

Clube conseguiu a melhor campanha da história da Série C
A primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C terminou neste final de semana. Ipatinga-MG, América-RN, Chapecoense-SC, Joinville-SC, Paysandu-PA, Luverdense-MT, Brasiliense-DF e CRB-AL são os clubes que seguem na briga pelo acesso. (Veja os novos grupos e as campanhas dos clubes aqui!)

De acordo com o regulamento, os oito classificados serão divididos em dois grupos com quatro clubes cada. Estes clubes irão se enfrentar em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos. Os dois primeiros de cada grupo conquistarão o acesso para a Série B de 2012. Além disso, os campeões dos grupos disputarão o título da Série C em duas partidas.

O Ipatinga, rebaixado no Campeonato Mineiro, terminou com a melhor campanha da primeira fase. Aliás, o Tigre, com aproveitamento de 75%, conquistou a melhor campanha da história da Série C desde que a competição passou a ter este formato com 20 clubes em 2009.

Em oito jogos, o Ipatinga somou 18 vitórias, com seis vitórias e apenas duas derrotas. Em 2009, a melhor campanha da primeira fase foi do Icasa-CE que somou 17 pontos. Na temporada passada, o Ituiutaba-MG, hoje Boa Esporte, ficou em primeiro, com 15 pontos.

A boa notícia para o Ipatinga é que todos que terminaram com a melhor campanha na fase inicial conquistaram o acesso à Série B. Enquanto isso, o CRB-AL, goleado pelo Fortaleza, por 4 a 0, teve a pior campanha entre os oito clubes classificados.

O time alagoano, que trocou Flávio Lopes por Paulo Comelli, conquistou aproveitamento de 45,8%. Foram 11 pontos, com três vitórias, dois empates e três derrotas. Em 2009, o posto foi ocupado por Rio Branco-AC e Paysandu que somaram 12 pontos. Com um ponto a menos, Salgueiro-PE e Chapecoense se classificaram em 2010. De todos estes clubes apenas o time pernambucano consegui subir de divisão.

Na rede!
Entre os oito classificados na atual temporada, o Joinville ostenta o melhor ataque. O time catarinense supera a marca de dois gols por jogo. O JEC anotou 17 tentos em oito jogos. Enquanto isso, o Brasiliense tem a melhor defesa: apenas cinco gols tomados.

Aliás, o Brasiliense, assim como Ipatinga e América-RN foram rebaixados ano passado na Série B. Dos quatro que caíram apenas o Santo André não conseguiu se classificar. O time paulista só não foi rebaixado para a Série D porque, até agora, o Brasil-RS foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD) com a perda de pontos e foi degolado. Ainda cabe recurso.

Enquanto isso, Guarany-CE, Araguaína-TO, Madureira-RJ e Joinville-SC subiram da Série D para a Série C. Mas o aproveitamento deste quarteto foi bem mais modesto. Apenas o Joinville conseguiu passar de fase e sonha com o segundo acesso consecutivo.

O Araguaína, rebaixado no Campeonato Tocantinense, também foi salvo pelo STJD. Os engravatados da bola puniram o Rio Branco-AC. O time do Acre, que havia se classificado, perdeu os pontos e foi rebaixado à Série D.