Série C: A eterna opção dos dirigentes brasileiros pelo mais fácil

Brasileiro Série C
A primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C ainda nem acabou, mas a falta de planejamento de alguns clubes já é visível. Antes de falarmos do troca-troca de treinadores, vamos entender o regulamento que transformou a competição em tiro curto.

Há 20 clubes na luta pelo acesso à Série B. Estes clubes estão divididos em quatro grupos com cinco times cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam à próxima fase. Já o último colocado de cada um dos grupos será rebaixado à Série C.

Na segunda fase, os oito clubes serão divididos em dois grupos. Os dois primeiros colocados de cada um destes grupos conquistarão o acesso à Série B. Os líderes de cada grupo ainda vão disputar o título da Terceirona.


Vida nova!
Por conta disso, o desespero bate à porta, a cada rodada, dos clubes menos preparados. Só no início desta semana, o Araguaína-TO, rebaixado no Estadual, e lanterna no Grupo A, trocou Léo Goiano - até então, responsável pelo acesso na Série D - por Roberto Oliveira, velho conhecido dos torcedores do Tourão.

A diretoria do Caxias foi outra que preferiu optar pela solução mais prática. Guilherme Macúglia, que conseguiu um ponto em três jogos, foi substituído por Argel, que já passou pelo clube grená. O Caxias está na última colocação do Grupo D. Já o Campinense, penúltimo colocado do Grupo B, foi pego de surpresa. Como Maurício Simões aceitou uma proposta do Salgueiro-PE, time da Série B, a diretoria paraibana precisou correr atrás de Agnaldo Liz, ex-zagueiro do Palmeiras.

Antes, a Série C já tinha presenciado a aposentadoria de Ferdinando Teixeira. Assim, o Fortaleza, hoje na terceira colocação do Grupo B, contratou Arthur Bernardes. O Santo André, por sua vez, demitiu o ex-atacante Sandro Gaúcho antes de fechar com Geime Rotta. Mas a escolha mais inusitada foi a do Marília, terceiro colocado do Grupo C.

O clube paulista buscou uma solução diferente para acabar com a crise. Ao demitir Édison Só, técnico experiente no interior de São Paulo, a diretoria do MAC optou por dois treinadores. Isso mesmo! Estão a frente do clube: Tuca e Miranda, dois treinadores sem experiência.


Cenário atual!
América-RN rebaixado em 2010, o time é o único que ostenta 100% de aproveitamento

Para fechar esta primeira avaliação da Série C, é preciso parabenizar o América-RN. Rebaixado no ano passado, o time é o único que ostenta 100% de aproveitamento. O Mecão soma nove pontos na liderança do Grupo B. Além do América, estariam classificados hoje: Paysandu-PA, Luverdense-MT, CRB-AL, Brasiliense-DF, Ipatinga-MG, Brasil-RS e Joinville-SC.

Por outro lado, os quatro clubes que seriam rebaixados à Série D são: Araguaína-TO, Guarany-CE, Madureira-RJ e Caxias-RS. Mas como todos sabem, os dirigentes brasileiros gostam de inventar. Até a primeira fase acabar, ainda teremos muitas demissões e muitas novidades.

Confira a tabela de classificação: