Série C do Brasileirão separada por regiões


De acordo com o regulamento da Série C do Campeonato Brasileiro, apenas os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam à próxima fase. No cenário atual, a Região Sudeste, que costuma brilhar ante aos adversários - vide os líderes das Séries A e B -, teria apenas um clube na segunda fase.

Rebaixado no Campeonato Mineiro, o Ipatinga seria o único representante do Sudeste a brigar pelo acesso. A Região Norte também está em baixa. Se o Remo, sequer, se classificou a Série D, o Paysandu tem feito tudo certo para voltar aos holofotes do futebol. O Papão e sua apaixonada torcida representariam o Norte.



As outras três regiões brasileiras contariam com dois representantes cada. Destaque para o Estado de Santa Catarina. Joinville e Chapecoense defenderiam as cores do Sul na próxima fase. O time de Chapecó embalou após a conquista do Estadual Catarinense.

A Região Nordeste conta com América-RN e Guarany-CE. Os dois clubes têm uma curiosidade interessante. Nesta briga pelo acesso, o time de Natal tenta voltar à Série B após ser rebaixado em 2010. Já o Guarany conquistou o acesso na Série D no ano passado.

Por fim, a surpreendente Região Centro-Oeste. Os clubes que fazem bonito em campo são Luverdense-MT e Brasiliense. O time matogrossense vem fazendo boas campanhas, enquanto o Brasiliense, vice-campeão da Copa do Brasil em 2002, tenta achar seu rumo.

Degola!
Na parte inferior da tabela, o último colocado de cada um dos grupos será rebaixado. Há certo equilíbrio neste quesito. Hoje seriam degolados: Araguaína-TO, Campinense-PB, Madureira-RJ e Caxias-RS. Apenas a Região Centro-Oeste não é representada nesta situação incômoda.

Mas ainda faltam cinco rodadas, 15 pontos em disputa. Todos os clubes têm chances de classificação. Todos a luta e que vençam os melhores!