[Brasileirão 2011] Os números da sétima rodada


A seção Futebol e Números está de volta, e desta vez destaca a sétima rodada do campeonato brasileiro. A sétima rodada foi marcada pela volta dos jogos ao meio de semana, as famosas quartas e quintas de futebol, que para quem adora futebol e uma boa gelada no buteco, foi a notícia do ano!

A sétima rodada também conheceu um novo líder, o Corinthians, agora com 16 pontos em 6 jogos. O Timão após dar um chocolate no São Paulo na sexta rodada, agora venceu o Bahia por 1 a 0 no estádio do Pituaçu. Um jogo polêmico por sinal. Gol anulado, penalti duvidoso e muitos ingrediente para um bom jogo. Destacando também a linda torcida do Bahia, que novamente lotou o estádio, 32.157 pagantes.
O vice-líder São Paulo realmente parece ter tomado uma "porrada" na sexta rodada, e veio tonto para o confronto frente ao Botafogo no Morumbi. O Botafogo não quis saber do problema alheio, e fez sua parte, venceu por 2 a 0 fora de casa e agora é o quarto colocado. Um bom começo de campeonato para o Botafogo, que novamente destaco, fez contratações cirúrgicas e tem sim, chance de brigar pelo G-4. Rogério Ceni, que já havia falhado no jogo contra o Corinthians, falhou de novo em chute de Elkesson. O goleiro artilheiro foi destaque em todos os sites de humor. Quando a fase não é boa...

O Palmeiras venceu o Atlético-GO no Canindé por 2 a 0, que mesmo sem o seu principal atacante, Kléber, assumiu a terceira colocação e mostra novamente que tem conjunto e boa liderança. Destaque para a boa estréia de Maikon Leite, autor de um dos gols do verdão! O Atlético-GO tem 7 pontos e ocupa a modesta 15ª colocação.

O Figueirense pegou o remendado Santos e não bobeou. Dentro do Orlando Scarpelli, venceu o time de Muricy por 2 a 1 e agora é o quinto colocado. O Santos com dois jogos a menos, encontra-se na zona de rebaixamento. Neste sábado o Santos joga frente ao América!

O Flamengo foi a Minas enfrentar o América-MG e se deu bem. Vitória de virada por 3 a 2, com direito a boa atuação de Ronaldinho Gaúcho, que marcou 2 gols e agora torna-se o artilheiro isolado da competição. Com a vitória o Flamengo chega a sexta colocação, já o América é o décimo oitavo lugar e briga para sair da zona de degola.

O Fluminense venceu o lanterna Atlético-PR por 3 a 1, em partida que poderá ser a última do craque argentino Conca, que tem um proposta milionária do futebol Chinês. Aliás, segundo a revista futebol finance, Conca irá receber o terceiro maior sálario do mundo! Que negócio da China heim...

A Arena do Jacaré parece que não deu sorte aos times mineiros neste meio de semana! O Internacional pegou o Galo e aplicou uma sonora goleada de 4 a 0, com boa atuação de D'Alessandro e Oscar. Com a vitória o Colorado é o oitavo colocado, já o Atlético-MG cada vez mais, afundado em uma crise, ocupa a 13ª colocação.

Se o América-MG e Galo perderam em Minas, o Cruzeiro foi ao Rio e deu um sacode no Vasco, 3 a 0 para a raposa. Com direito a golaço de Montillo, que não tomou conhecimento do marcador Dedé. O vasco é nono colocado, já o Cruzeiro que a pouco tempo estava na zona de degola, já é décimo colocado.

Talvez a partida mais tensa da sétima rodada, Grêmio 2 a 2 com o Avaí, em pleno Olímpico. O Grêmio perdia o jogo por 2 a 0, e ainda sim conseguiu o empate. Renato Gaúcho pediu demissão. O Grêmio é décimo primeiro colocado, enquanto que o Avaí, que ainda não venceu, é o vice lanterna.

O Coritiba escapou da zona de degola. Venceu o Ceará por 3 a 1 no Couto Pereira, e acabou passando até o proprio Ceará na tabela de classificação. Agora o Coxa é o 14º colocado, enquanto que o Ceará é o 16º da tabela.

Agora vamos aos dados da rodada!

Os melhores da quinta rodada
As melhores defesas até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Corinthians, com apenas 3 gols sofridos.
2º lugar - Botafogo e Palmeiras, com apenas 5 gols sofridos.
3º lugar - Santos, com apenas 6 gols sofridos.Os melhores ATAQUES até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar
- Flamengo e Internacional, com 16 gols marcados.
2º lugar - Corinthians , com 13 gols marcados.
3º lugar - Palmeiras e Coritiba com 12 gols marcados.As MAIORES GOLEADAS DA quinta rodada do Brasileirão
A 7ª Rodada até o momento, foi a rodada com o maior número de gols, foram 32 gols em 10 jogos, ou seja, uma média de 3,2 gols/partida.

- Jogos com maior número de gols da rodada : América-MG 2 X 3 Flamengo
- Goleada da Rodada : Atlético-MG 0 x 4 Internacional

Os artilheiros do brasieirão
Ronaldinho Gaúcho marcou dois gols na vitória de virada do Flamengo sobre o América-MG, e agora é artilheiro isolado do Brasileirão com 5 gols em 7 rodadas!
Ronaldinho Gaúcho do Flamengo é o artilheiro do Brasileirão

Os piores da quinta rodada
As piores defesas até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Avaí, com 20 gols sofridos.
2º lugar - América-MG e Ceará, com 14 gols sofridos.
3º lugar - Atlético-PR e Atlético-MG com 13 gols sofridos.
Os piores ataques até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Atlético-PR, com apenas 2 gols marcados.
2º lugar
- Avaí e Santos, com apenas 6 gols marcados.
3º lugar - Atlético-GO e Fluminense, com apenas 7 gols marcados.
Média de público por rodada
Na 7ª Rodada tivemos uma média de 10.043 pagantes por jogo, uma das piores médias do campeonato. O maior público da rodada veio do jogo entre Bahia e Corinthians, no estádio de Pituaçu, com 32.157 pagantes. Bahia e Corinthians são os clubes que mais vezes apareceram nos melhores públicos da rodada, Bahia na 2ª , 4ª e 7ª rodada e Corinthians na 1ª, 3ª , 6ª e 7ª rodada.

Em contrapartida, o menor público da rodada veio do jogo entre Fluminense e Atlético-PR, com 3.449 pagantes. Aliás, na sexta rodada o Fluminense também marcou presença entre os menores públicos da rodada, com 4.319 pagantes frente ao Avaí. O América-MG foi responsável pelos menores públicos em quatro rodadas, no total de 7 rodadas! Explicando assim, sua última posição no ranking de média das torcidas.

Na 7ª rodada foram  aplicados 59 cartões amarelos , totalizando agora 324 cartões amarelos em 7 rodadas. Uma média de 46,28 cartões amarelos por rodada, e 4,76 cartões amarelos por jogo. Foram aplicados 5 cartões vermelhos para Douglas do Grêmio, Batista do Avaí, Guilherme Santos do Atlético-MG, Washington do Ceará e Leandro Ferreira do América-MG, totalizando assim, 18 cartões vermelhos em sete rodadas. Uma média de 2,57 vermelhos por rodada!

*Nota : O Site Globoesporte.com indica um total de 58 cartões amarelos e 4 cartões vermelhos. A contagem deles está equivocada! Pesquisei os cartões jogo a jogo. Um exemplo claro do erro, é o número de cartões vermelhos. Aqui no #papodebuteco, citei até o nome dos jogadores que levaram o cartão.

Como foi prometido em nosso #5 Podcast a contagem de penaltis a favor das equipes está em funcionamento. Após a 5ª rodada, o ranking se encontra da seguinte forma:

1º lugar - Corinthians (3) -  1ª rodada (Grêmio), 4ª rodada (Fluminense) e 7ª rodada (Bahia)
                 Grêmio (2) - 1ª rodada (Corinthians) , 5ª rodada (Vasco)* e 7ª rodada (Avaí)

2º lugar - Bahia (2) - 1ª rodada (América-MG) e 4ª rodada (Atlético-MG)
                 Palmeiras (1) - 5ª rodada (Avaí) e 7ª rodada (Atlético-GO)
                
Cruzeiro (1) - 6ª rodada (Coritiba) e 7ª rodada (Vasco)

3º lugar - América-MG (1) - 4ª rodada (Avaí)
                 Santos (1) - 1ª rodada (Internacional)
                 Vasco (1) - 2ª rodada (América-MG)
                 Avaí (1) - 4ª rodada (América-MG)                
                 Coritiba (1) - 5ª rodada (Internacional)*
                 Ceará (1) - 5ª rodada (São Paulo)*                
                 Botafogo (1) - 7ª rodada (São Paulo) *Obs.: Os penaltis marcados com asterisco não foram convertidos em gols.

O América-MG foi o time que mais cometeu penaltis até o momento, foram 3 penalidades em 7 rodadas, seguido de São Paulo, Internacional, Vasco e Avaí, com 2 penalidades contra sua meta. Corinthians e Grêmio são os clubes que mais tiveram penaltis a favor, três penalidades para cada equipe.

Tabela de classificação para a quinta rodada do Brasileiro



Nº de Jogos = 68
Gols marcados = 188
Cartões amarelos = 324
Cartões vermelhos
= 18
Vitória dos mandantes
= 31 (45,59%)
Empates = 17 (25,00%)
Vitória dos visitantes = 20 (29,41%)
Por enquanto é isso!

Um forte abraço,

@douglasnacif