[Especial Copa América] Copa América 1917


Em jogo a Copa América

Para a segunda edição do Campeonato Sul-Americano de seleções, no Uruguai, a Conmebol colocou em disputa pela primeira vez o troféu Copa América. Comprado por 3.000 francos suíços, a taça ficou com o Uruguai, que acabou sagrando-se bicampeão continental. Com os mesmos países da edição inaugural (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), a competição de 1917 foi realizada em Montevidéu, no Estádio Parque Pereira.

Localizado a poucos metros de onde fica hoje o Estádio Centenário, o Parque Pereira foi construído especialmente para sediar a competição sul-americana em 1917. Com grandes públicos, o torneio foi considerado um sucesso no Uruguai e também na Confederação Sul-Americana, que programou a terceira edição para o ano seguinte, no Brasil.

Em campo, o Uruguai confirmou o favoritismo, mesmo com um time bem modificado em relação àquele que venceu o torneio de 1916. Sem o craque Gradín, a equipe uruguaia foi comandada dessa vez pelo habilidoso Héctor Scarone e pelo goleador Romano. No jogo decisivo, contra a Argentina, o Uruguai venceu por 1 x 0, gol de Héctor Scaróne, e ainda foram favorecidos pela debandada de alguns argentinos, que regressaram ao país para trabalhar em seus empregos principais, já que na época eram todos amadores.

Campeão