[Brasileirão 2011] Os números da sexta rodada...


A seção Futebol e Números está de volta, e desta vez destaca a sexta rodada do campeonato brasileiro.  A sexta rodada teve três goleadas, Flamengo 4 x1 Atlético-MG, Internacional 4 x 1 Figueirense e Corinthians 5 x 0 São Paulo.

Sábado no Engenhão, em um jogo que parecia perdido, o Flamengo conseguiu virar e ainda aplicar uma goleada para cima do Galo mineiro. Ronaldinho Gaúcho fez um golaço e novamente fez as pazes com a torcida rubro-negra. Alias, Ronaldinho reverenciou a torcida logo após seu belo gol. Vasco, Fluminense e Botafogo, os outros cariocas, também venceram seus jogos. Destaque para a primeira vitória de Abel Braga no comando do Fluminense e para a vitória do Botafogo frente ao Grêmio no Engenhão, que novamente teve suas luzes apagadas por mais de 20 minutos.

O Internacional do técnico Paulo Roberto Falcão, mostrou que o Internacional tem um bom time e disputa sim, a vaga pela Libertadores e certamente o título nacional. O time goleou o Figueirense e viu D'Alessandro e Oscar jogarem o fino da bola.

O ainda líder São Paulo não está mais 100%, tomou uma sonora goleada do rival Corinthians de 5 a 0, com direito a 3 gols de Liedson. O Timão agora vice-líder, se aproxima ainda mais do tricolor paulista, pois tem um jogo a menos a ser realizado em agosto frente o Santos. E por falar em Santos, o alvinegro praiano novamente não jogou nesta rodada! Já o Palmeiras de Felipão, a exemplo do São Paulo, perdeu sua invencibilidade frente o Ceará no estádio Presidente Vargas. Agora só Flamengo e Corinthians ainda não perderam!

O Cruzeiro venceu sua primeira partida frente ao Coritiba no Brasileiro 2011, e logo na estréia de Joel Santana. Com dois gols de Montillo, a equipe celeste saiu da zona de rebaixamento. Já o Coritiba, décimo oitavo lugar, permanece na zona de degola, assim como o Avaí (20º), que perdeu para o Fluminense, Atlético-PR (19º) que em casa perdeu para o Bahia e o América-MG (17º) que não jogou nesta rodada.
Os melhores da quinta rodada
As melhores defesas até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Corinthians, com apenas 3 gols sofrido.
2º lugar - Santos, com apenas 4 gols sofridos.
3º lugar -  Botafogo e Palmeiras, com apenas 5 gols sofridos.Os melhores ATAQUES até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Flamengo, com 13 gols marcados.
2º lugar - Corinthians e Internacional , com 12 gols marcados.
3º lugar - Atlético-MG, Palmeiras e Vasco com 10 gols marcados.As MAIORES GOLEADAS DA quinta rodada do Brasileirão
Jogos com maior número de gols : 

- Bahia 3 x 3 Flamengo
- América-MG 2 x 4 Internacional
- Coritiba 5 x 1 Vasco


Goleada da Rodada : Corinthians 5 x 0 São Paulo

Os artilheiros do brasieirão
Luan do Palmeiras, Liedson do Corinthians e Bernado do Vasco, fizeram 4 gols em 6 rodadas e são os atuais artilheiros do Brasileiro 2011.

Luan do Palmeiras é o artilheiro do BrasileirãoLiedson do Corinthians é o artilheiro do BrasileirãoBernado do Vasco é o artilheiro do Brasileirão

Os piores da quinta rodada
As piores defesas até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Avaí, com 18 gols sofridos.
2º lugar - América-MG e Ceará, com 11 gols sofridos.
3º lugar - Atlético-PR e Coritiba com 10 gols sofridos.

Os piores ataques até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Atlético-PR, com apenas 1 gol marcado.
2º lugar
- Avaí e Fluminense, com apenas 4 gols marcados.
3º lugar - Santos, com apenas 5 gols marcados.

Média de público por rodada
Na 6ª Rodada tivemos uma média de 12.440 pagantes por jogo. O maior público da rodada veio do jogo entre Corinthians e São Paulo, com 30.351 pagantes. Em contrapartida, o menor público da rodada veio do jogo entre Avaí e Fluminense, com 4.319 pagantes. O América-MG foi responsável pelos menores públicos em quatro rodadas, no total de 6 rodadas! Explicando assim, sua última posição no ranking de média das torcidas.

Na 6ª rodada foram  aplicados 42 cartões amarelos , totalizando agora 265 cartões amarelos em 6 rodadas. Uma média de 44,16 cartões amarelos por rodada, e 4,57 cartões amarelos por jogo. Foram aplicados 3 cartões vermelhos para Carlinhos Paraíba do São Paulo, Rafael Moura do Fluminense e Fernando do Grêmio, totalizando assim, 13 cartões vermelhos em seis rodadas. Uma média de 2,17 vermelhos por rodada!


Como foi prometido em nosso #5 Podcast a contagem de penaltis a favor das equipes está em funcionamento. Após a 5ª rodada, o ranking se encontra da seguinte forma:

1º lugar - Corinthians (2) -  1ª rodada (Grêmio) e 4ª rodada (Fluminense)
                 Bahia (2) - 1ª rodada (América-MG) e 4ª rodada (Atlético-MG)
                 Grêmio (2) - 1ª rodada (Corinthians) e 5ª rodada (Vasco)*


2º lugar - América-MG (1) - 4ª rodada (Avaí)
                 Santos (1) - 1ª rodada (Internacional)
                 Vasco (1) - 2ª rodada (América-MG)
                 Avaí (1) - 4ª rodada (América-MG)                
                 Coritiba (1) - 5ª rodada (Internacional)*
                 Ceará (1) - 5ª rodada (São Paulo)*
                 Palmeiras (1) - 5ª rodada (Avaí)
                
Cruzeiro (1) - 6ª rodada (Coritiba)
*Obs.: Os penaltis marcados com asterisco não foram convertidos em gols.

O América-MG foi o time que mais cometeu penaltis até o momento, foram 3 penalidades em 6 rodadas. Os penaltis foram cometidos nos jogos frente ao Bahia (1ª rodada) , Vasco (2ª rodada) e Avaí (4ª rodada). Bahia, Corinthians e Grêmio são os clubes que mais tiveram penaltis a favor, duas penalidades para cada equipe.

Tabela de classificação para a quinta rodada do Brasileiro



Nº de Jogos = 58
Gols marcados = 156
Cartões amarelos = 265
Cartões vermelhos
= 13
Vitória dos mandantes
= 27 (46,55%)
Empates = 16 (27,59%)
Vitória dos visitantes = 15 (25,86%)

Por enquanto é isso!

Um forte abraço,

@douglasnacif