Copa do Brasil - Quartas de final

Copa do brasil 2011, São Paulo x Avaí, Flamengo x Ceará, Coritiba x Palmeiras, Vasco x Atlético-PR
Os jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil foram surpreendentes. Como diria no jargão do futebol, "agora só tem cachorro grande".  Qualquer descuido é fatal em um torneio mata-mata, que diga os clubes brasileiros eliminados na Libertadores desta quarta-feira.

A Copa do Brasil tem uma peculiaridade, sempre surge algum time azarão para complicar os ditos grandes. Mas não será desta vez, são quatro jogos e 8 grandes equipes : Atlético-PR, Avaí, Ceará, Coritiba, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco. Todos clubes que estarão presentes na Série A do Brasileirão 2011.
Na quarta-feira tivemos dois jogos, São Paulo x Avaí e Atlético-PR x Vasco.

O Vasco conseguiu sair da Arena da Baixada com grande resultado, um empate em 2 a 2 com o Atlético-PR, que para o jogo no Rio permitirá ao time da colina um certa tranquilidade, visto que marcou gols na casa do adversário, critério importante nesta competição. O Vasco ainda poderia ter saído com um resultado melhor, mas cedeu empate no final do jogo, com um penalidade infantil, convertida pelo experiente Paulo Baier. Alias, o Paulo Baier parece inoxidável, sempre presente nas principais jogadas do Furacão. É cedo demais para criar favoritismos, apenas citar vantagens. E no momento esta vantagem é do Vasco.

O São Paulo venceu, mas não convenceu. Uma vitória magra e simples por 1 a 0, com direito a vaias da torcida presente no Morumbi. O Avaí veio proposto ao empate e não levar gols. No primeiro tempo conseguiu administrar, visto a incopetência nas finalizações dos jogadores por parte do tricolor paulista.

O São Paulo finalizou simplesmente 17 vezes, e não marcou um golzinho sequer, visto que o gol marcado foi contra. Admito que o São Paulo vem jogando desfalcado a algumas semanas, mas não justifica os erros primários de marcação e finalização. Para o jogo de volta o São Paulo deverá contar com Fernandinho, Rhodolfo e Lucas novamente, peças fundamentais para o esquema de Carpegiani. Em contrapartida, o tricolor não poderá contar com o reforço de Luis Fabiano, que pelo visto vai ter que fazer uma cirurgia, e talvez a ausência de Miranda que saiu machucado no jogo frente ao Avaí. O jogo de volta vai ser muito bom, visto o placar magro do primeiro jogo.

O São Paulo tem a vantagem de não ter sofrido gols em casa, ou seja, qualquer gol marcado fora praticamente sela a classificação.

Nos dois jogos desta quinta placares ainda mais surprendentes, uma goleada acachapante e a derrota de um até então invicto no ano!

O Flamengo após a conquista do Carioca estava de bem com a vida. Sim estava, do verbo não está mais. Jogando no Engenhão, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho não deram conta do Vozão. O Ceará veio com tudo para cima do "Bonde do Mengão sem freio" e conseguiu a façanha de vencer fora de casa por 2 a 1.

A torcida rubro-negra vaiou muito o time, principalmente Ronaldinho Gaúcho. Alias, o torcedor do Flamengo que me desculpe, mas o Ronaldinho não vem mostrando um bom futebol desde o dia em que chegou. Fez sim, um importante gol de falta no carioca e algumas firúlas lindas de se ver. Mas no conjunto da obra, não chega a ser efetivo, objetivo. Uma hora a invencibilidade iria por ladeira abaixo, só não poderia ser neste momento. Mas, no futebol acontece! De nada adianta uma bela campanha invicta no Carioca, se for eliminado na Copa do Brasil, torneio que garante ao campeão vaga na Libertadores 2012.

Ainda acredito em uma possível classificação do Flamengo fora de casa, mas não deve achar que agora é o Horizonte, como fez na fase anterior. O Ceará em seus dominios é um time díficil de ser batido, por isso tem que jogar muita bola no joga da volta.

Fica díficil comentar do Coritiba. Cada vez mais aumenta sua série de vitórias consecutivas, que por sinal já virou recorde no futebol brasileiro. Mas peraí Coxa, 6 a 0 no Palmeiras? Sim, a fase do Coritiba é tão boa, que nem comento a má fase do Palmeiras, que a pouco tempo também foi eliminado no Campeonato Paulista, por seu arquirival Corinthians.

Coritiba que também venceu seu jogo nas oitavas de final por uma goleada, 4 a 0 frente ao Caxias. O Couto Pereira parece ter virado um alçapão de gols. Com está exuberante vitória, o Coxa passou para próxima fase e apenas jogou uma pá de cal no já falecido e agora enterrado Palmeiras de Felipão. Sim, o Coritiba já está na semifinal e apenas espera o vencedor de Ceará e Flamengo.

Um forte abraço,

Nacif