Mata-Mata ou Pontos corridos?

http://www.fluminenseetc.com.br/wp-content/uploads/2010/11/Ressurge-o-debate-sobre-os-pontos-corridos.jpg
Olá meu caro butequeiro,

O campeonato Brasileiro está chegando em sua última rodada, e como habitualmente acontece todo final ano, discute-se a volta do mata-mata!

O tema em questão parece ter se tornado um hábito contumaz, assim como faz o butequeiro, que insiste em afirmar todo final de ano: "Ano que vem vai ser diferente" e faz a si próprio milhares de promessas. É hábito, não adianta.

Sempre vai haver defensores de uma causa aqui e outra acolá, mostrando que sim, vivemos em uma sociedade democrática. É como disse Voltaire : "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo".
É verídico, a unanimidade chega a ser burra, portanto qualquer tipo de crítica construtiva ou debate em prol de um determinado assunto, deve sim ser levado em consideração.

Eu mesmo já escrevi em outrora sobre o tal assunto "mata-mata x pontos corridos (Leia), assim como nosso amigo Roberto Júnior também citou o assunto em "É um absurdo defender a volta do mata-mata" (Leia), sendo vísivel a divisão das opiniões entre torcedores.

Mas vou ser sincero, não sou a favor da volta do mata-mata!
Entendo o discurso dos defensores do antigo sistema, pois também já pensei assim em algum dia. Mas o fato é : O sistema de pontos corridos demonstra justiça! É o somatório do trabalho aliado ao planejamento ao decorrer do ano.

Vamos exemplificar esta tese com base em situações do futebol brasileiro.

Quais foram os clubes que melhor planejaram o seu ano?
Vamos pela lista :

Santos
Fato : Trouxe o selecionável Robinho, investiu nas categoria de base, despontando assim Neymar e Ganso.
Consequência : Ganhou o campeonato paulista, a Copa do Brasil e brigou até as últimas rodadas pelo Campeonato Brasileiro.

Internacional
Fato : Tem um dos melhores elencos do Brasil. Trouxe jogadores renomados e vitoriosos, como Tinga, Rafael Sóbis e o goleiro Renam. Sem contar a presença dos estrangeiros D'Alessandro e Guinãzu, que sempre mostram um bom futebol.
Consequência: Ganhou a Copa Libertadores da América e vai disputar o Mundial Interclubes.

Fluminense
Fato : Tem em seu elenco um dos melhores laterais direito da competição, Mariano. Seu meio de campo conta com Deco e Conca. No ataque o badalado Fred. Sem mencionar a contratação de Washington e Emersom, o sheik. E não menos importante, trouxeram o campeão dos pontos corridos, Muricy Ramalho.
Consequência: Pode se firmar Campeão Brasileiro neste domingo (05/12).

Corinthians
Fato: O Corinthians ao contrário de seus rivais, São Paulo e Palmeiras, soube se reforçar. Trouxe o bom e experiente lateral Roberto Carlos, um meio de campo espetacular, com Jucilei e Elias, quiça a melhor dupla de volantes do país. Na articulação a revelação Bruno César. Os Jogadores contratados se firmaram na equipe, e demontraram ser peças importantes para o elenco.
Consequência: O bom trabalho de Mano Menezes no clube, rendeu-lhe a seleção.
O bom planejamento do Corinthians, traduz em chance real de ser campeão na última rodada do brasileiro.

Cruzeiro
Fato: Tem um elenco de dar inveja. O goleiro Fábio é incontestável. O clube mineiro conta com 3 meias de qualidade: Roger, Gilberto e o craque Montillo. O clube procurou reforços a altura do nome do clube, mostrando mais uma vez, um bom planejamento realizado.
Consequência: O Cruzeiro ainda briga pelo título, com menores chances obviamente,
pois depende dos tropeços de Corinthians e Fluminense.

Como foi observado, "para toda ação existe uma reação", ou seja, os clubes que souberam planejar, mostraram-se fortes e na busca pelos títulos.

Atributo Emoção:

Essa história de mata-mata ter mais emoção é realmente verdadeira.
Mas, vos digo. Por isso existe a Copa Sulamericana, a Copa do Brasil, a Libertadores. Todas competições no sistema de pontos corridos. Para que monopolizar o sistema de competição, sempre para mata-mata?

Atributo arbitragem:

A arbitragem de modo geral, tanto no Brasil como no exterior, está cada vez pior.
E muitas vezes se fala em benefício para alguns clubes. Concordo, que alguns clubes são realmente mais beneficiados pela arbitragem. Mas, ai está o porém!

Quando falamos em pontos corridos os erros de arbitragem acontecem (e como acontecem diga-se de passagem), mas devido a extensão do campeonato, os erros são minimizados, e a importância daquele erro, no final é reduzido estatisticamente. Podendo o clube prejudicado correr atrás do prejuízo nas rodadas subsequentes.

Agora ao se falar de mata-mata, hum... Me dá até calafrios! Imagine em uma grande final, seu clube de coração que foi 1º colocado o ano inteiro, que contratou e planejou todo ano acertadamente, ser vergonhosamente prejudicado pela arbiragem no jogo final. O planejamento, as contrações e seu esforço para se manter no topo durante todo campeonato é jogado por "ralo abaixo". Não devemos e não podemos conceder este poder a arbitragem.

Atributo Entrega de jogos:

Essa história de entregas, sempre vai acontecer. Tanto nos pontos corridos, como em mata-mata.
Exemplo : Um clube que não apresentar condições reais de se classificar entre os
oitos melhores para a fase final do mata-mata, pode sim interferir diretamente nas partidas. Como ele não terá chance de se classificar, pode intencionalmente prejudicar um arquirival, ajudando um concorrente direto a vaga em questão, como também acontece na formula de pontos corridos.


Mala Branca
A mala branca ou "incentivo financeiro" para um determinado clube se esforçar é normal, e já faz parte da cultura do futebol, não só do brasileiro, deve-se ressaltar. Vi uma entrevista do ex-jogador Denílson, e ele afirmou que quando jogava no Real Betis da Espanha, cansou de ouvir "incentivos" de clubes dos calibres de Real Madrid e Barcelona.

No final das contas meu caro butequeiro, quem perde ou ganha o campeonato, são os clubes. Ano passado por exemplo, o São Paulo não perdeu o campeonato, pelo fato do Corinthians ter feito corpo mole para o Flamengo. O São Paulo, só dependia de si,
e perdeu vergonhosamente para o Goiás.

Este ano caso o Fluminense ou Corinthians leve o título, cada um terá seus méritos. Cada clube vai ter perdido por si próprio. Quem não lembra da vantagem exorbitante que Corinthians e Fluminense abriram dos outros clubes no primeiro turno?

Vai me dizer que eles perderam de propósito?
Não, foram incopetentes, por estes ou outros motivos, seja por lesões, por troca de técnico, etc...

Pontos corridos é assim, o melhor planejamento e mais constante vence!

Grandes clubes europeus vivem disso, da hegemonia, da vitória, da regularidade. Não vivem da sorte. Aliás, não é porque "esporte" rima com "sorte", que devemos usa-lá como critério!

Um forte abraço,

Nacif.